Pinhais recebeu o 1º Encontro de Empreendedorismo Feminino e Ação Social

www.asemananews.com.br

Evento teve como objetivo trazer visibilidade ao trabalho das mulheres da cidade

Promovido pela Cervejaria Coice de Mula, com o apoio da prefeitura Municipal de Pinhais e da Câmara de Mulheres Empreendedoras, juntamente com a Associação Comercial de Pinhais, aconteceu o 1º Encontro de Empreendedorismo Feminino e Ação Social de Pinhais.

A intenção do evento foi valorizar as empreendedoras da região e promover a troca entre elas, sobretudo em virtude do crescimento do mercado informal, durante a pandemia. Também conscientizou a respeito de assédio, importunação sexual e violência contra a mulher.

Em Pinhais existe o Centro de Referência Maria da Penha, inaugurado em 7 de agosto de 2021, criado através do decreto 320/2021, que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Ele é uma espécie ramificação do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

Esse amparo vem sendo de suma importância para a população atendida, como é o caso da Viviane: “É muito importante. Primeiro eu participei do Creas lá de Colombo, depois vim pro Creas de Pinhais. Todo mês tinha uma reunião sobre Maria da Penha. Voltei a estudar, fiz curso de artesanato, fiz curso de costura, hoje eu faço diária, faço costura e ainda estou terminando os estudos. É muito importante mesmo, até para conscientizar outras mulheres.”

Presente ao evento, a prefeita Rosa Maria destacou a participação feminina entre os servidores de Pinhais: “Hoje eu estou como prefeita cuidando de uma cidade onde nós temos, cerca de quatro mil servidores, dentre esses 75% são mulheres, logo nós temos uma responsabilidade enorme de cuidar das mulheres e eu sei que os homens têm contribuído muito para isso, porque os homens são grandes parceiros e eles podem e devem nos ajudar muito, para construir uma sociedade que respeite mais a mulher, uma sociedade onde nós tenhamos mulheres trabalhando lado a lado conosco.”

O evento contou ainda com duas palestras sobre as áreas de moda e oratória, além de música ao vivo. A iniciativa teve a participação de instituições e projetos sociais como a Apae, Ong Retalhos, Ong Um lugar aos Sol, representantes do Centro de Referência Maria da Penha, do Banco de Ração e Tampinhas Solidárias, que receberam tampinhas, retalhos de tecido, aviamentos e ração.

A ideia das organizadoras é que um encontro como esse ocorra a cada dois meses, com um revezamento entre as cervejarias que fazem parte da Rota da Cerveja Artesanal, que foi instituída no município por meio da lei 1834 de junho de 2017.

Presenças

Além da prefeita Rosa Maria, estiveram presentes a gerente de turismo de Pinhais, Fabiana Moraes Miguel, a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Michele Strapasson, a diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda, Márcia Ferreira, o presidente da Acipi, Mauro Luiz Growoski, a diretora da Câmara da Mulher da Acipi, Andreia Menezes, a coordenadora do Centro de Referência Maria da Penha, Andressa Cordeiro Cruz de Campos, Haline Sirotti, representando o Conselho Municipal da Mulher, assim como Patrícia Dias e Hélio Dias, proprietários da Cervejaria Coice da Mula.

Serviço
Centro de Referência Maria da Penha
Endereço: Rua 21 de Abril, 321, Centro de Pinhais (próximo ao Fórum)
Telefones: (41) 97401-3913 / (41) 99226-0692

 

Pretende expandir o seu #negócio abrindo uma #filial da sua #empresa na Região Metropolitana de Curitiba??? Vem pra RM Imóveis que #nós temos o imóvel #certo para o seu negócio…vem pra melhor!!!

- Anuncie Aqui -