Unidades de Saúde de Pinhais ofertam programas sobre tabagismo

www.asemananews.com.br

São desenvolvidas ações de promoção à saúde, prevenção à iniciação ao uso do tabaco e o cuidado da pessoa tabagista, inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS)

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta nas Unidades de Saúde da Família (USF) programas para cessar com o tabagismo. Implementado desde o ano de 2012, o Programa Estadual de Controle do Tabagismo (PECT), da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná,  tem o intuito de auxiliar os pacientes que desejam abandonar o fumo.

Por meio desta iniciativa, são desenvolvidas ações de promoção à saúde, prevenção à iniciação ao uso do tabaco e o cuidado da pessoa tabagista, inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento é realizado prioritariamente nas USFs, por equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas e outros. Em Pinhais, até o momento seis unidades de saúde da família (USFs) têm o programa implantado e em funcionamento por meio do atendimento em grupos.

Segundo a médica da estratégia de saúde da família da USF do Tarumã, Larissa Socachesky, o grupo é formado a partir de uma metodologia certificada pelo Ministério da Saúde. “Nesse grupo nós fazemos quatro encontros mensais e a partir disso começam os encontros de manutenção, de quinze em quinze dias e na sequência em 30 dias para avaliar como os pacientes estão”.

Além disso, a médica alerta sobre os riscos do tabagismo. “O paciente tem que estar consciente que não é um hábito. O tabagismo é uma doença que desencadeia muitas outras doenças cardiovasculares, oncológicas, respiratórias, para quem fuma e para quem convive com o tabagismo. Tentamos situá-los como vítimas dentro deste sistema do tabagismo como vício”.

Fumante há 15 anos, Savio Brito tem 35 anos e conta o que o fez procurar o grupo. “Minha motivação foi a questão de ter dois filhos pequenos, começar a entender o malefício. Hoje eu sou relativamente jovem e entender que daqui alguns anos, eu posso perder tempo de convivência com os meus filhos pequenos. Quero aproveitar agora que sou jovem para interromper. Enquanto você é jovem acha que não tem problema, só que ai quando vem filho você começa a pensar mais no futuro”

Savio fala que já havia tentado parar de fumar algumas vezes por conta, mas que resolveu procurar ajuda. “Morava em Curitiba, estou há cinco anos em Pinhais, trabalho na área de saúde na parte administrativa, então sempre soube que em Curitiba tinha esse grupo, aí eu pensei ‘vou ver se em Pinhais tem’, entrei em contato com o postinho, deixei meu nome e quando eles me avisaram eu iniciei o processo”.

As reuniões são abertas a todos os moradores de Pinhais que queiram cessar com o tabagismo, basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima.

 

O tabagismo como doença crônica

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná reforça que o tabagismo é reconhecido como uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina. O usuário de produtos de tabaco é exposto continuamente a mais de 4.700 substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, esta exposição reflete negativamente na qualidade de vida dos fumantes, sendo vinculado a mais de 20 tipos de câncer, o mais importante fator de risco isolado de doenças graves e fatais.

Atualmente, as unidades de saúde que realizam atividades com os grupo são:

- Anuncie Aqui -