Crianças da rede municipal de ensino de Fazenda Rio Grande vão ao teatro pela primeira vez

Brilhos nos olhos, faces boquiabertas, sorriso estampado, alegria e muita euforia, essas foram algumas das reações da plateia mirim que assistiu no Teatro Guairinha, na manhã e tarde de quarta-feira (10/05), a peça “Itan e tal” do Grupo Baquetá.

O público, formado por alunos das escolas municipais Joaquim Matsumoto, Nossa Senhora de Fátima e Francisco Quirino Machado, ficou satisfeito com a experiência, a grande maioria pela primeira vez.

Teatro Guairinha

Natali, de 10 anos, estava com uma grande expectativa. Foi sua primeira ida ao teatro e teve uma boa surpresa. “Fiquei feliz, a peça foi muito boa”, comentou.

Segundo o secretário de Educação, Professor Ednelson Sobral, “o dia ficará marcado para essas crianças”, comentou.  Em sua opinião, a ação tem uma grande importância. “A escola também deve ser levada para fora da sala de aula, é uma ação de cidadania”, avaliou.

Teatro Guairinha

O secretário reforçou que para a maioria das crianças seria a primeira visita a um teatro e isso poderia despertar um aspecto cultural às crianças.

O diretor da peça, Marcel Malê, disse que um dos objetivos da peça é levar a narrativa afro indígena às crianças e também estimular a cultura. “A peça colabora para isso, quando a escola vem ao teatro possibilita a exposição do teatro, acessibiliza o teatro às crianças, pois muitas delas não tiveram essa oportunidade”, comentou.

Teatro Guairinha

Derick, 10 anos, gostou tanto que disse que iria pedir a seu pai levá-lo novamente. “Foi a primeira vez que vim, tenho vontade de voltar”, falou.

A ação promovida pela Secretaria de Educação, beneficiou aproximadamente 900 crianças da rede municipal. Ela faz parte do Projeto Crianças no Teatro e é uma iniciativa do serviço Autônomo Palco Paraná da Secretaria de Estado da Cultura e tem como objetivo levar teatro às crianças de seis a 12 anos.

Teatro Guairinha

As estudantes Stephani e Mayza, ambas de 10 anos, também estavam eufóricas pela possibilidade de irem pela primeira vez ao teatro. “É muito bom sabermos que vamos assistir a peça”, comentou Stephani.

A peça apresentada conta a história de uma menina que ao inventar o jogo do contrário descobre que seu nome tem significado na história afro e indígena.

Sobre isso, o diretor destacou a “oportunidade de se aplicar a lei que estabelece o ensino sobre a cultura afro indígena nas salas de aula”, disse.

Teatro Guairinha

A peça foi acompanhada pela coordenadora de Artes, Joelci Oliveira, além das professoras da rede municipal.

FICHA TÉCNICA – ITAN E TAL

Realização – Grupo Baquetá

Dramaturgia – Kamylla dos Santos, André Daniel, Marcel Malê

Elenco – André Daniel, Kamylla dos Santos e Maycon Souza

Direção cênica – Marcel Malê

Direção de movimento – Kunta Leonardo da Cruz

Direção musical – Nelson Sebastião

Cenografia – Ayala Prazeres

Máscaras – Eduardo Santos

Figurinos – Carla Torres – Africanize

Visagismo – Kenia Coqueiro

Desenho de luz – Nathan Gabriel

Produção musical/ sonoplastia – Preto Martins

Fotos e vídeos: Stay Flow

Design gráfico – Keyla Lima

Ilustrações: Cleyton Telles

Composição musical –Grupo Baquetá

Mediação Cultural – Isabel Oliveira

Direção de produção –Kamylla dos Santos

Produção executiva – Maikon Gueiros

Intérprete de Libras – Nathan Sales

SANTOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: bora lá, o melhor preço em material de construção em Fazenda Rio Grande você encontra aqui!!!

#construção #construir #construçãocivil #construircasa #boralá #santosmateriais #melhorpreçodacidade #materiaisdecontrução #éaqui #fazendariograndepr #bora

- Anuncie Aqui -