Obras do Novo Hospital de Pinhais iniciam com assinatura da prefeita Rosa Maria e governador Ratinho Jr

www.asemananews.com.br

Novo equipamento de Saúde terá 90 leitos, sendo 20 UTI e atendimento 100% SUS

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinaram nesta terça-feira (6) a ordem de serviço para a construção do Novo Hospital de Pinhais. A cerimônia foi realizada durante a manhã na Rua 21 de Abril, esquina com a Av. Nossa Senhora da Boa Esperança, no Centro. O novo equipamento de Saúde terá mais de 14 mil m² e contará com 90 leitos, sendo 20 de UTI e atendimento 100% voltado aos pacientes do SUS. Com recursos já garantidos pela Prefeitura de Pinhais, Governo do Paraná e financiamento via BRDE, o investimento base é de R$ 127 milhões. Com execução projetada em dois anos, a entrega da obra está prevista para dezembro de 2024.

Diversas autoridades do município e Estado, servidores e população em geral estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental da obra. Além da prefeita Rosa Maria e do governador Carlos Massa Ratinho Jr, o documento que autoriza a construção do hospital foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e pelo diretor-presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Wilson Bley Lipski.

Wilson Bley, diretor-presidente do BRDE, exaltou o trabalho das equipes de Pinhais e reafirmou o compromisso da instituição no aporte de recursos. “Estamos apoiando não só o parceiro privado, mas também a prefeitura. Queremos trazer celeridade e a completude deste grande sonho, que é de toda a sociedade. Começa a obra, o dinheiro já está no BRDE e queremos liberar de uma forma extremamente rápida para que possamos muito em breve comemorar esse ganho que a sociedade de Pinhais terá”, declarou.

A prefeita Rosa Maria destacou a importância do início das obras como um momento histórico para a cidade. “Hoje começa a se materializar o sonho desta cidade, um grande sonho que foi sonhado em meio a uma pandemia. Temos o hábito de ouvir as pessoas, e foi ouvindo a população que entendemos a necessidade de um novo hospital com UTI. A partir de um trabalho muito sério, de uma equipe que não mediu esforços, que lutou muito, porque a complexidade é imensa. Destaco todas as pessoas envolvidas, que não desistiram, não deixaram de pensar o melhor formato e modelo, para melhor atender a nossa cidade, e hoje estamos vivenciando este momento de celebração da vida, em um solo sagrado, onde será cuidado das pessoas, onde traremos ao mundo o futuro: as nossas crianças”, anunciou.

No início do seu pronunciamento, o governador Carlos Massa Ratinho Jr chamou a presença da irmã Elisângela, em cumprimento ao trabalho realizado nos hospitais filantrópicos, lares de idosos, casas de acolhimento, entre outras instituições de saúde e assistência social, e reforçou o compromisso do governo do Estado em descentralizar os serviços de Saúde, e também enalteceu o trabalho desenvolvido em Pinhais. “A equipe da prefeitura, de forma muito competente, montou um projeto não apenas para atender a cidade de Pinhais, mas para poder inclusive colaborar com a região metropolitana com um hospital moderno, de primeiro mundo, com leitos de UTI. Este projeto era um sonho da cidade, e é muito bom podermos dar o primeiro passo, começar a construção, é realmente um sentimento de realização”, finalizou.

A cerimônia teve como ápice o descerramento da pedra fundamental da construção, momento em que todas as pessoas presentes puderam acompanhar junto às autoridades.

Funcionamento

A estrutura será equipada com centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.

Entre as vantagens do modelo, está a contratação única para a obra e operação, estabelecimento de metas de desempenho, compartilhamento de riscos, redução com cursos de pessoal, mais eficiência administrativa e qualidade nos serviços prestados.

Além do aumento imediato de capacidade de atendimento médico municipal, com possibilidade de operações de alto risco e novas UTIs, o projeto do hospital prevê que ele pode ser ampliado no futuro em caso de aumento de demanda.

- Anuncie Aqui -