Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande segue com ações de prevenção a doenças transmissíveis

www.asemananews.com.br

As ações de prevenção a ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), vêm sendo desenvolvidas nas empresas do município com o objetivo da prevenção ao trabalhador fazendense.

Na última semana, a ação intersetorial envolvendo a Vigilância em Saúde e Atenção Primária, foi ministrada pelo Dr. André Albino, médico de família no município e a coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) Eliane de Oliveira.

Dentre os assuntos abordados, a coordenadora de VISAT, Eliane, enfatizou sobre os riscos de uma IST.

“Algumas ISTs, além do contato sexual, podem ser transmitidas de mãe para bebê durante a gravidez ou o parto, em alguns casos pode causar lesões no feto. Também poderão ser transmitidas através de transfusão de sangue ou no compartilhamento de agulhas e seringas usadas por gente infectada,” explicou.

Dr. André explanou que grande parte destas doenças aparecem através de feridas, secreções, bolhas e verrugas.

“O tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis varia de doença para doença, sendo algumas de fácil tratamento e outras nem tanto”, disse, destacando a importância do uso do preservativo, de uso simples e que confere proteção inclusive contra o HIV e as demais ISTs.

Foram citadas as ISTs mais comuns, como a Aids, a Gonorreia, a Herpes e a Sífilis.

De acordo com o médico André, as mulheres são as que mais sofrem com este mal, pois a identificação dos sintomas não é tão simples.

“A recomendação é que elas façam o exame preventivo uma vez ao ano, ou se notarem algum sintoma. Tanto para homens quanto para mulheres, algumas ISTs, se não forem diagnosticadas a tempo, podem evoluir para casos mais graves levando o paciente até a morte,” alertou Dr. André.


Um amigo não dá carona apenas pra festa, te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu. Adega DBS o ponto de encontro entre amigos em Fazenda Rio Grande…bora lá degustar o melhor espetinho da cidade todo final de tarde!!!

#adegadbs #pontodeencontro #omelhorespetinho #fazendariogrande #silvestredbs

- Anuncie Aqui -