Curitibinhas plantam amores-perfeitos e bocas-de-leão na inauguração da Escola de Flores Flora

www.asemananews.com.br
Alunos da escola Municipal Ayrton Senna da Silva, do Cajuru na Escola de Flores Flora, que fica no Horto Municipal do Guabirotuba - Curitiba, 27/06/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os curitibinhas das escolas municipais vão aprender a plantar e cultivar flores para deixar a cidade cada vez mais bonita e sustentável. Nesta terça-feira (28/6), o prefeito Rafael Greca inaugurou a Escola de Flores Flora, que fica no Horto Municipal do Guabirotuba.

A Flora é uma das personagens da Família Folhas e agora também vai repassar informações sobre técnicas de produção vegetal e conservação ambiental, como fez com os estudantes da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, do Cajuru, os primeiros a plantar no local.

“Queremos colocar a sustentabilidade na cabeça das crianças. Quanto mais verde, melhor será a cidade do futuro”, disse o prefeito Rafael Greca ao ver os estudantes plantarem bocas-de-leão e amores-perfeitos. “Curitiba é uma cidade sustentável e que não tem medo das mudanças climáticas”, completou Greca.

Berçário das flores

O Horto Municipal do Guabirotuba é responsável pela produção de todas as flores que embelezam o Jardim Botânico, o calçadão da Rua XV, parques, praças e ruas de Curitiba. Por ano, são produzidas 2,5 milhões de flores no local.

“Esse Horto Municipal é como um berçário, onde as flores crescem, germinam e depois vão para as ruas. Aqui vocês vão aprender tudo isso”, explicou Greca durante a aula inaugural que deu para as crianças da escola Ayrton Senna. Os personagens da Família Folhas também participaram das ações da inauguração.

O projeto de educação ambiental será direcionado para os estudantes do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, dentro do programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação.

Arborização

Na ocasião, o prefeito Rafael Greca também inaugurou o novo Sistema de Produção de Árvores para Arborização Pública Viária. A nova técnica, usando varais, vai deixar as plantas maiores e mais resistentes a intempéries e vandalismo, além de reduzir o tempo entre a semeadura e o plantio.

A novidade vai ajudar a cidade a alcançar, também com maior rapidez, as metas anuais do desafio 100 Mil Árvores para Curitiba. “Esse novo sistema vai melhorar o desenvolvimento das raízes das mudas das árvores. As raízes ficarão mais elevadas e mais resistentes aqui no Horto e nas ruas. Estamos juntando inovação com sustentabilidade para fazermos o melhor para nossa cidade”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Presenças

Também participaram da inauguração da Escola de Flores Flora o superintendente de Controle Ambiental do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Junior; os vereadores Mauro Bobato, Rodrigo Reis e Sidnei Toaldo; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; e servidores das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação.

- Anuncie Aqui -