Curitiba entrega demandas das áreas de mobilidade, esporte, saúde, educação ao vice-presidente Geraldo Alckmin

www.asemananews.com.br
Prefeito Rafael Greca acompanhado do Vice Prefeito Eduardo Pimentel entregou ao vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, um documento com demandas de Curitiba ao governo federal. - Curitiba, 30/06/2023 - Foto: Gelson Bampi / FIEP

Na tarde desta sexta-feira (30/6), o prefeito Rafael Greca entregou ao vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, um documento com demandas de Curitiba ao governo federal.

A entrega foi feita em reunião reservada durante a primeira visita de Alckmin à capital paranaense no atual cargo, para uma conversa sobre tributação com empresários e industriais na sede do Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

No documento, está a solicitação do repasse de recursos federais já liberados pela União ao município nas áreas de mobilidade, saúde, educação e o pedido para que Curitiba sedie as reuniões preparatórias do G20 em 2024.

Greca ressaltou que o governo federal é parceiro indispensável de Curitiba, cidade que consolida, para o Brasil, um grande portfólio de êxito em projetos e obras urbanas que podem ser replicadas.

“As cidades brasileiras são o espelho da Nação. Curitiba se coloca à disposição para contribuir com projetos e ideias para que nosso País seja modelo em sustentabilidade urbana e humana”, destacou o prefeito.

O documento foi acolhido pelo vice-presidente, que elogiou a iniciativa de uso de energias renováveis com projetos como a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário, com 8,6 mil painéis fotovoltaicos.

Greca também solicitou que a Petrobras possa fornecer o biodiesel B10R5 à frota do transporte coletivo da cidade. Esse novo diesel, produzido e apresentado pela Repar apresentou redução de 1 tonelada de CO2 a cada 9500 litros de diesel consumido e possibilitaria uma grande redução de emissões, sem que seja necessários trocas ou aquisição de novos equipamentos.

O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, também participou do encontro. Durante o evento, a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, se reuniu com a esposa do vice-presidente, Lu Alckmin, e com Maria Amália Martins Pedro, a esposa do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Demandas

Entre as demandas de Curitiba elencadas no documento entregue ao vice-presidente, estão a liberação dos recursos para a execução das obras de dois trechos da Linha Verde (trecho Norte e Contorno Sul), que já têm projetos executivos concluídos e encaminhamentos aprovados junto à União dentro do Programa PAC 2 – Pacto pela Mobilidade.

Também na área de mobilidade, foi solicitado o aporte de recursos para o financiamento dos terminais de transporte Vila Oficinas, Capão da Imbuia e CIC, no itinerário do BRT Leste-Oeste, e os terminais Campina do Siqueira e Hauer, por onde irá circular o Inter 2. Esses terminais serão contrapartidas aos Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, contratados junto ao BID e NDB.

O documento ressalta ao governo federal que estas são intervenções públicas de grande porte, as maiores realizadas na história recente de Curitiba, com potencial para gerar mais de 70 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos ao longo dos próximos cinco anos.

Saúde

Também compõem a lista de pedidos de atenção do governo federal o aporte de recursos de convênios nas áreas da Saúde, do Esporte e Lazer e da Educação na capital paranaense.

Na Saúde, está a demanda do aporte de R$ 19 milhões para o custeio dos atendimentos de média e alta complexidade; verbas para manter atualizada frota do Samu, para ampliação dos atendimentos nos centros de especialidades odontológicas da cidade, atualização dos equipamentos e revitalização de unidades de saúde.

No Esporte, Lazer e Juventude, o município aguarda o repasse de recursos federais para a instalação de duas quadras de futebol sintético, em Santa Felicidade e na CIC.

Cúpula G20

Em novembro de 2024, o Rio de Janeiro (RJ) vai sediar a cúpula dos chefes de Estado dos países do G20, visto que o Brasil recebe a presidência rotativa do G20 em dezembro deste ano.

Greca colocou Curitiba como local para receber as reuniões preparatórias que antecedem a cúpula de chefes de Estado, já que a cidade está preparada com infraestrutura de eventos, hospedagem e segurança. Exemplo disso é a realização da Smart City Expo Curitiba, congresso chancelado pela Fira Barcelona e apoiado pela Prefeitura.

O G20 é formado por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e pela União Europeia (UE).

- Anuncie Aqui -