Programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba, promove melhorias nas ruas da capital e gera empregos

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

O segundo semestre começa com uma série de obras da Prefeitura de Curitiba voltadas à manutenção da malha viária da cidade. A partir do programa Asfalto Novo, que já assegurou melhorias em 891 km de pavimento nos bairros, cerca de 70 frentes de obras estão em andamento ou iniciando ao longo desta semana, totalizando mais 34 km de melhorias nas ruas da capital.

Boa parte das obras teve início entre segunda-feira (3/7) e terça-feira (4/7).

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), essas intervenções acontecem para melhorar as condições do trânsito e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores.

“Além de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores, as obras viárias são grandes geradoras de empregos, o que contribui para o aquecimento da economia de Curitiba”. diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Em média, a requalificação de uma via movimenta 40 trabalhadores.

Vias contempladas

São exemplos de vias que recebem melhorias a Rua João Kubis, que ganhará novo pavimento em 165 metros no trecho compreendido entre a Rua Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas e a Rua Mateus Leme, no bairro Abranches, na Regional Boa Vista. No Barreirinha, na mesma regional, recebe manutenção a Rua Renê Descartes, em 448 metros desde a Rua Carmelina Cavassin até o fim da via.

No bairro Cidade Industrial, na Regional CIC, são mais 1.375 metros de novo asfalto a partir da reciclagem da Rua Garuva, contemplada no trecho de 745 metros entre as ruas José Batista dos Santos e João Dembinski e a Rua Rua Lauro Grein, cujo pavimento está sendo recuperado em 630 metros desde a Rua Arnaud Ferreira Velloso até o fim da via.

Também recebem obras no período vias dos bairros Cajuru, Centro, Xaxim, Capão da Imbuia, Tarumã, Uberaba, Bairro Alto, Novo Mundo, Mercês, CIC, Parolin, Portão,Cabral, Lindóia, Santa Quitéria, Santa Felicidade, Tingui, São João, Vista Alegre e Capão Raso.

Trânsito

Durante a execução dos serviços os trechos em obras ficam sinalizados e com interrupção temporária do trânsito. Motoristas devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção à sinalização

As obras são realizadas pelo método da reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. Esse processo consiste na remoção da camada de asfalto danificada, seguida pelo reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Por fim, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico, garantindo uma nova vida às vias da cidade.

As obras de manutenção da malha viária são muito solicitadas pela população e estão entre as prioridades da gestão. Refletem os esforços contínuos da Prefeitura de Curitiba em melhorar a infraestrutura urbana e proporcionar uma mobilidade mais eficiente para todos os cidadãos.

Desde 2017, o programa Asfalto Novo ultrapassou 1.800 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.550 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de Asfalto Novo até o momento é superior a 891 mil metros, entre obras em andamento e já concluídas. .

- Anuncie Aqui -