Requalificação da Rua João Budel, que liga Curitiba a Campo Magro, põe fim a uma espera de 30 anos

www.asemananews.com.br
Vice Prefeito e também Secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, acompanhado do Prefeito de Campo Magro, Claudio Casagrande, do Deputado Estadual Hussein Bakri e do Vereador Sidnei Toaldo, vistoria obras concluídas da Rua João Budel, no Butiatuvinha. Curitiba, 12/07/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A Rua João Budel, no bairro Butiatuvinha, importante via de ligação com o Contorno Norte e o município de Campo Magro, recebeu uma série de obras de infraestrutura e foi entregue para a comunidade, colocando fim a uma espera de mais de três décadas dos moradores.

A rua recebeu serviços de macro e microdrenagem para prevenir alagamentos e nova pavimentação que assegurou melhoria no trânsito e mais segurança e conforto às pessoas.

parceria de resultados

O vice-prefeito e secretário do Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, que representou o prefeito Rafael Greca no evento, destacou a parceria entre a Prefeitura  de Curitiba , o Legislativo estadual e o Governo do Estado para a realização da obra.

“Os problemas de Curitiba e das cidades da região metropolitana são praticamente os mesmos e as soluções também. Nós viemos aqui antes das obras, com o deputado Hussein Bakri. Tinha muita poça d’água e buracos, muito diferente desse asfalto, que compõe este belo cenário que os senhores estão vendendo hoje aqui”, relembrou Eduardo.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Novas melhorias

Eduardo Pimentel também aproveitou para anunciar o início dos estudos para levar a melhoria para outra importante via da região, a Rua Jurant Cvintal, que também é ligação com o município de Campo Magro.

“Cerca de 40% dos moradores de Campo Magro que trabalham em Curitiba usam este caminho. Será um ganho importante para a comunidade das duas cidades”, elogiou.

Obras no entorno

De acordo com a  Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) , que coordenou os trabalhos, antes de realizar as melhorias na Rua João Budel, primeiro foram executados os serviços de macro e microdrenagem, ao longo de 350 metros, no trecho da Rua Octávio Primo Stocchero, e a construção de uma nova galeria para captar as águas das chuvas.

Encerrada esta etapa, os trabalhos se concentraram em João Budel, com a execução das obras de drenagem e meio-fio e por fim pavimentação definitiva. Foram aplicados 894 metros de novo no trecho de asfalto compreendido desde a Avenida Manoel Ribas até o Contorno Norte, na divisa com o município de Campo Magro.

“O que aconteceu aqui foi uma soma de melhorias. Começou com a instalação de luminárias novas de LED, que são mais econômicas e potentes, em toda a extensão da via. Agora foi feita a infraestrutura completa do pavimento e o resultado final foi muito bom tanto em termos de funcionalidade, como na mudança da paisagem urbana da região”, comentou o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.

Nova vida

Para o vereador Sidnei Toaldo, a obra trouxe nova vida para a região. “O Passaúna ganhou vida e cor. Tenho muita gratidão por ter participado desse processo”, disse o vereador.

O deputado Hussein Bakri destacou a participação dos agentes públicos de Curitiba e Campo Magro, que deram as mãos para que a obra saísse do papel. “A gente vê aqui pessoas que se doam e buscam sempre o melhor para a comunidade. Podem contar comigo para outras parcerias na região”, avisou o parlamentar.

Valeu a pena esperar

A artesã Karin Cristine Grande, moradora há 41 anos na Rua João Budel, entregou amostras do seu trabalho ao vice-prefeito Eduardo Pimentel, e não poupou elogios à nova rua.

“Isso aqui ficou um espetáculo! É uma obra que foi feita para durar muitos anos. Durante muito tempo fizemos repetidas reivindicações, mas valeu a pena esperar”, disse a moradora, que elogiou também outra requalificação na região, a da Rua Walter De Mari, realizada numa extensão de 330m.

“O asfalto ficou maravilhoso. precisamos agora de lombadas para disciplinar o trânsito”, disse a moradora Kauane Luiz, acrescentando que já fez o pedido na Central 156.

O proprietário do bar Beira Rio, Wellington Luiz da Silva, que há pouco mais de um ano está presente na região, ficou muito contente com as melhorias.

“Tinha muitos buracos aqui, era pior que estrada de chão. Muita gente desviou daqui. Agora ficou excelente, aumentou o movimento na rua. Melhorou para todo o mundo”, disse.

Presenças

Participaram também do evento, o prefeito e o vice de Campo Magro, Cláudio Casagrande e Osmar Leonardi; os vereadores de Campo Magro Josnei Rosa, Gilmar Leonardi e Cristina Balestra; o representante da VDL Construtora, Lucas Vidal; além de moradores da região.

- Anuncie Aqui -