Ainda há vagas para mutirão gratuito de castração de cães e gatos em bairros de Curitiba; veja como inscrevê-los

www.asemananews.com.br
Mutirão de castração de cães e gatos na Rua da Cidadania do Tatuquara. Na imagem: Reinaldo Dias e Thaíse Dias com a cachorra Bela. Curitiba,31/07/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Moradores da Regional Tatuquara (Tatuquara, Caximba e Campo de Santana) ainda podem inscrever cães e gatos no mutirão gratuito de castração de animais que começou nesta segunda-feira (31/7) e vai até o dia 11/8.

A ação é realizada pela Rede de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Foram disponibilizadas 2.500 vagas para o mutirão e a inscrição deve ser feita pelo site da Rede de Proteção Animal de Curitiba, na área de eventos.

COMO FUNCIONA

  • Podem participar das cirurgias cães e gatos com idade a partir de 5 meses até 8 anos.
  • Os interessados em levar os animais devem estar com os cadastros em dia junto à Rede de Proteção Animal e atender aos requisitos de participação.
  • As castrações estão sendo feitas na Rua da Cidadania do Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700).
  • Os atendimentos são para animais dos moradores de bairros Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, que sejam beneficiários do programa Armazém da Família e protetores independentes com cadastro ativo e ONGs.

Mais saúde para os pets

Nesta segunda, junto às tendas de atendimento, quem estava recepcionando os pets era o personagem da Família Folhas, Fifo, acompanhado do seu cãozinho Folheco. No primeiro dia de mutirão, estavam programados 240 procedimentos, mas ainda há vagas para todos os outros dias, explicou a veterinária da Rede de Proteção Animal, Juliana Kravetz de Oliveira.

“Quem tem seu pet pode fazer a inscrição e trazê-lo no dia e horário marcados no agendamento. A castração ajuda prevenir doenças como infecção no útero nas fêmeas e tumor nos testículos dos machos”, explicou Juliana.

No caso dos gatos que não são castrados, as brigas com os rivais em períodos do cio, podem ocasionar em contaminações que se transformam em zoonoses, como a esporotricose, uma doença fúngica transmitida do gato contaminado para outros gatos e até para as pessoas principalmente através de arranhões e mordidas.

Tutores conscientes

Para preservar a boa saúde da sua mascote foi que Dioceli Calixto de Carvalho, moradora no Campo de Santana, levou a cachorra Nina, de 6 anos, para ser castrada.

“Estamos fazendo o procedimento para que ela tenha mais saúde. Notamos que ela estava tendo muito inchaço nas mamas e tratamos no veterinário. Para evitar problemas futuros, trouxemos para castrar”, disse Dioceli.

Quem também aproveitou a realização do mutirão pertinho de casa foi o morador Reinaldo Dias, do Tatuquara. Ele e a filha Thaíse levaram a cadela Bela, de 1 ano, para fazer o procedimento.

“Nós não queremos que eles tenham filhotes porque já temos mais dois cães, uma cadela pinscher e uma pitbull. As outras duas já foram castradas e só faltava a Bela. A cirurgia garante saúde para os bichinhos”, comentou Reinaldo.

Procuração eletrônica

Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.

Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.

Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados ao que levam para castração até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.

Programa municipal

Desde 2017, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba promove, entre outras atividades, as ações de castração de animais como política pública para promoção da saúde única e evitar o abandono de crias indesejadas. Desde então, mais de 100,5 mil cães e gatos foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita.


Nossa água é para todos, sejam humanos ou animais. Foca nessa fofura mostrando sua paixão pela Font Life!

#aguamineral #agua #FontLife #saúde #vidaleve #qualidade

- Anuncie Aqui -