Relação Cintura/Quadril, qual a importância?

Foto: Reprodução

Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

A relação cintura-quadril (RCQ) é uma medida que relaciona a circunferência da cintura com a circunferência do quadril de uma pessoa. É um indicador importante da distribuição da gordura corporal e está relacionada com o risco de desenvolvimento de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outras condições relacionadas à obesidade.

Doenças relacionadas ao peso também podem ser prevenidas com métodos que avaliam a relação entre o peso e altura, como o IMC, Índice de Massa Corpórea. Mas esse método é insuficiente por não ser preciso em muitos casos, por exemplo, pessoas musculosas podem ter um IMC alto e não ter problemas de saúde relacionados ao peso. Por essa imprecisão outro método muito adotado para a avaliação da saúde do corpo, é o RCQ, relação cintura/quadril. O RCQ é excelente para identificar possibilidades maiores para riscos cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial, pois leva em consideração a localização da gordura no corpo. As gorduras localizadas principalmente na região abdominal (ao redor da cintura) fazem com que a pessoa seja mais propensa a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse localizada nas coxas e quadris. Daremos o foco, portanto, naquelas medidas.

Gordura na barriga, perigo à vista!

Quando a gordura se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, CUIDADO! Pode ser perigosa, e sempre merece ser combatida. Este tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade. Sedentarismo, fatores genéticos, glicemia alterada, altos níveis de triglicérides e de colesterol formam um conjunto de doenças que corresponde à síndrome metabólica que também podem estar relacionados à obesidade. E quando associadas podem elevar as chances de mortalidade por causa cardiovascular em 2,5 vezes, sendo responsável por cerca de 17 milhões de óbitos por ano em todo o mundo.

Outra maneira simples e fácil para avaliação é a medida da circunferência abdominal. Feita com uma simples fita métrica (logo acima da cicatriz umbilical), tem se mostrado também uma boa ferramenta. A medida da circunferência abdominal reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração.

Pessoas com um acúmulo maior de gordura na região da cintura costumam ter um corpo de tipo “maçã”, enquanto aquelas com quadril maior têm uma forma corporal similar à “pera”. Eliminar gordura abdominal por meio de uma reeducação alimentar e da prática de atividades físicas e/ou exercícios físicos modulados adequadamente para cada realidade individual, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças. Manter um controle nutricional adequado e praticar exercícios físicos regularmente são capazes de reduzir em até 58% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Mudando hábitos, se consegue viver mais e melhor.

A obesidade abdominal é um dos marcadores de risco para doenças do coração. Existem dois tipos de gordura abdominal, a subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a perivisceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado e intestino, sendo a mais perigosa. A gordura localizada no abdômen é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC. Habitualmente encontra-se associada com níveis altos de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis do açúcar no sangue (diabetes). A gordura abdominal é responsável, também, por causar o aumento da gordura no fígado, e frequentemente está associada com hipertensão arterial e aumento da viscosidade do sangue (que pode formar trombos).  A concentração de gordura no abdômen favorece ainda a proliferação de células que produzem substâncias inflamatórias que se alojam nos vasos sanguíneos. As placas de gordura que se formam dificultam a passagem do sangue – o que pode causar infartos e derrames. Ainda, o excesso de gorduras circulantes, promove o espessamento das artérias, com formação de placas de gordura na parede das artérias e obstrução dos vasos. As pessoas obesas ou com sobrepeso, mesmo sem nenhum problema metabólico aparente como diabetes, colesterol e pressão arterial elevados, podem ter um risco maior de morte prematura causada por problemas súbitos, quando comparados aos que estão dentro do peso ideal. Pois esses problemas juntamente com o excesso de gordura na região abdominal do corpo aumenta consideravelmente o risco de problemas mais graves para a saúde, como infarto, AVC e gordura no fígado, que podem deixar sequelas ou levar à morte.

Desta maneira a forma mais prática, fácil e segura para uma avaliação prévia desses riscos é através do RCQ. A relação cintura-quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que uma pessoa tem de desenvolver uma doença cardiovascular. Para calcular a relação cintura-quadril, você precisará medir a circunferência da cintura e a circunferência do quadril. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

Circunferência da cintura: Meça a circunferência (com uma fita métrica) da sua cintura no ponto mais estreito, geralmente acima do umbigo e abaixo das costelas.

Circunferência dos quadris: Meça a circunferência dos seus quadris na parte mais larga, normalmente na altura dos glúteos.

Depois de obter essas duas medidas, você pode calcular a relação cintura-quadril dividindo a circunferência da cintura pela circunferência dos quadris. A fórmula é a seguinte:

RCQ = Circunferência da Cintura / Circunferência dos Quadris

Observando o resultado no quadro abaixo, segundo sexo e idade, você pode determinar qual é o seu risco para desenvolver doenças cardiovasculares.

Ou, se preferir, neste link você pode utilizar a calculadora.

http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/cintura_quadril.htm

A relação cintura-quadril é um indicador mais útil do que o índice de massa corporal (IMC) em alguns casos, pois ajuda a identificar a distribuição de gordura corporal. Um alto valor de RCQ (isto é, uma cintura mais larga em relação aos quadris) está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças metabólicas e cardiovasculares.

É importante lembrar que a RCQ deve ser interpretada em conjunto com outros fatores de risco e exames médicos para uma avaliação completa da saúde. A relação cintura-quadril não representa um teste absoluto. Embora se trate de uma boa medida de avaliação prévia, ela NÃO PODE indicar por si só se um corpo é saudável ou não.

Se você estiver preocupado com sua saúde ou tiver dúvidas sobre sua relação cintura-quadril, é sempre recomendado procurar um profissional de saúde qualificado para orientação e aconselhamento adequados.

Em caso de relação cintura-quadril alta, é importante que o médico seja consultado para que sejam feitos exames que permitam verificar se há alguma doença e, assim, orientar formas de combatê-la ou preveni-la.

AFINAL… A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

✅  FAÇA A COISA CERTA!✅

Contatos >>

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis”?
Acesse o link: https://t.me/qualifis

- Anuncie Aqui -