Beto Richa ajuda a aprovar projeto que fortalece o cinema brasileiro

www.asemananews.com.br

Incentivador da cultura nacional, o deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) ajudou a aprovar, na noite da última terça-feira, projeto (PL 5497/19) que reinstitui cota de exibição para filmes brasileiros até 2033. A cota tinha acabado em 2021. A proposta segue agora para a análise do Senado.

“A cultura é uma das bases para o desenvolvimento de um povo e precisa ser incentivada. Além disso, a indústria cinematográfica brasileira gera milhares de empregos, movimenta a economia e divulga a nossa cultura mundo afora”, destacou Beto Richa.

Os detalhes sobre o número mínimo de sessões e a diversidade de títulos serão fixados anualmente por meio de decreto do Poder Executivo, como ocorre atualmente. A novidade é que, além de serem ouvidas as entidades representativas de produtores de cinema, de distribuidores e de exibidores, também a Agência Nacional do Cinema (Ancine) será consultada.

O projeto prevê ainda que as obras cinematográficas e telefilmes exibidos em meios eletrônicos (plataformas de streaming, por exemplo) antes da exibição comercial em salas não contarão para efeitos da cota.

O objetivo da proposta é promover a autossustentabilidade da indústria cinematográfica nacional e do parque exibidor, a liberdade de programação, valorizando a cultura nacional, a universalização do acesso e a participação dessas obras no circuito exibidor.

Cultura é uma tradição

O deputado federal Beto Richa sempre investiu na área cultural, tanto quando foi prefeito de Curitiba como governador do Paraná. Um exemplo eram os editais de incentivo cultural, que nos últimos anos da sua gestão como governador liberaram quase R$ 60 milhões, para 174 projetos, com propostas de realização de 341 ações culturais em 209 cidades paranaenses.

Outra ação é a preservação de espaços culturais. Em sua gestão como prefeito de Curitiba reformou a Capela Santa Maria, espaço de apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba. Também passaram por revitalização a Ópera de Arame, o Solar dos Guimarães, Centro Cultural Vilinha do Bairro Alto, local da chegada dos primeiros portugueses à Curitiba. E sua principal reforma foi o Paço Municipal, que foi totalmente restaurado e atualmente é administrado pela Federação do Comércio (Fecomercio-PR).

E como governador determinou que fosse reformado o Centro Cultural Denise Stoklos, de Irati. Em Cascavel, foi feita a recuperação e ampliação do Teatro Municipal de Cascavel, o maior do Oeste paranaense, além da recuperação total do Cine Teatro Ouro Verde de Londrina, que tinha sido consumido por um incêndio.

- Anuncie Aqui -