Desde antes do nascimento, tem zelo da Prefeitura pelas crianças em Curitiba

www.asemananews.com.br
Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Saúde, educação, ação social, esporte, cultura e muito mais. O cuidado com os curitibinhas é amplo e começa desde antes de as crianças chegarem ao mundo, com a saúde das mães.

“A ideia é que crianças de Curitiba tenham a sua inocência preservada, já que a inocência das crianças é um patrimônio da nação e uma riqueza de Curitiba”, afirma o prefeito Rafael Greca.

“Neste dia das Crianças tem muito lazer e diversão para os curitibinhas nas dez regionais. Nós queremos que sejam piás e meninas com toda força do coração”, reforça o prefeito.

Para garantir o bem-estar das crianças, a atenção das equipes da Prefeitura inicia antes da concepção, no atendimento às famílias nas mais de cem Unidades de Saúde espalhadas pelos dez Distritos Sanitários da capital paranaense. A Secretaria Municipal da Saúde oferece desde planejamento familiar até o acompanhamento da gestante e da criança, por meio da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida.

As gestantes fazem pré-natal em sua unidade de referência, onde uma equipe multidisciplinar acompanha a saúde integral da mãe e do bebê.

Um acompanhamento essencial para reduzir o risco de prematuridade, baixo peso ao nascer e outras causas de mortalidade infantil. Esse cuidado se mantém com consultas periódicas no primeiro ano de vida, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, vacinação e orientação sobre prevenção de doenças.

Ao nascer, a criança tem um plano de cuidado, que vai sendo traçado a partir da avaliação das equipes de saúde em relação ao risco de cada paciente. Aqueles com maior risco recebem um atendimento mais vigilante.

Redução do risco social

Já em outra vertente de políticas públicas, a Fundação de Ação Social (FAS) tem a função de zelar pela infância, seja preventivamente, promovendo a inclusão social das crianças e de suas famílias, ou assistindo as que estão em risco social e precisam ser acolhidas em unidades conveniadas após determinação judicial.

Para os pequenos que moram com as famílias, a FAS oferece atendimento assistencial e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que desenvolve atividades artístico-cultural, desportivas e lúdicas para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas.

As crianças que têm direitos violados são acolhidas nas unidades próprias ou conveniadas enquanto estiverem sob medida protetiva. A FAS acolhe ainda os curitibinhas que acompanham mães atendidas em unidades para mulheres que sofreram violência física ou estão em situação de rua.

Educação de qualidade

rede municipal de ensino de Curitiba atende 140 mil crianças e estudantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental. São 185 escolas (três de educação especial), 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 11 Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs), nas dez regionais.

Desde o início da gestão, o poder público investe na expansão do ensino em tempo integral, o que levou o número de unidades com essa opção de 87 (em 2017) para 153 atualmente. Até o final de 2024 todas as unidades terão essa opção.

Também estão disponíveis para o público infantil os Faróis do Saber e InovaçãoFaróis do Saber de praça e bibliotecas temáticas.

Na inclusão, a rede pública curitibana beneficia 15,1 mil crianças e estudantes com diversas modalidades de atendimento especializado. O atendimento é realizado conforme as especificidades de cada um, e inclui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down, comprometimento motor, entre outros.

Comemorações para a criançada

Para marcar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial. Os curitibinhas que forem ao CEL Dirceu Graezer da Praça Oswaldo Cruz, nesta quinta (12/10), das 14h às 18h, poderão se divertir em atrações gratuitas oferecidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude como muro de escalada, piscina de bolinha, brinquedos Infláveis, oficinas recreativas, camarim de pintura de rosto, cama elástica, jogos, além da presença da Família Folhas. As mesmas atividades serão realizadas em outros nove espaços, também das 14h às 18h.

Já a Educação oferta a programação do Curitiba Brinca, que começa dia 12, a partir das 9h, com contação de histórias e pintura artística na Casa das Bruxas, no Parque Barigui. A agenda segue até dia 15/10.

Pela Fundação Cultural de Curitiba, tem oficina e teatro específicos para o público infantil.

No Memorial Paranista, a atividade é Vamos Brincar De Fazer Estátua!, com sessões às 10h, 14h e 16h, para crianças a partir de 6 anos. A oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas NESTE LINK.

O espetáculo No Armário Não Cabe Ninguém! será apresentado no Teatro Novelas Curitibanas (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). A história de Pi e Tatá, dois monstros que vivem rotinas repetitivas, é contada com bonecos e objetos manipulados. Uma tempestade traz uma criatura desconhecida ao Vale dos Monstros, desencadeando reflexões sobre tolerância e convivência com a diferença.

As apresentações serão nesta quinta (12/10), às 14h e às 16h; e no sábado (14/10) e domingo (15/10), às 16h.

- Anuncie Aqui -