Prefeito de Curitiba reafirma compromisso com a sustentabilidade ao inaugurar agrofloresta

www.asemananews.com.br
Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Com a participação de crianças do CMEI Conselheiro Quielse Crisóstomo e da Família Folhas, o prefeito Rafael Greca inaugurou, nesta terça-feira (17/10), a Agrofloresta, primeira etapa da futura Fazenda Urbana da CIC, no Parque dos Tropeiros.

O prefeito destacou a importância deste projeto para a cidade e o país. A nova Fazenda Urbana deverá ser entregue completa em maio de 2024. É a segunda de Curitiba, a primeira fica no Cajuru.

“A nova Fazenda Urbana da CIC é um marco em nosso compromisso com a sustentabilidade e a segurança alimentar. Representa um olhar em direção ao nosso passado de terra dos pinheirais, de terra dos ervais, de terra das matas nativas brasileiras e ensina que agora o asfalto já não importa. Agora, o que importa é semear, é plantar, é evitar as tempestades e o mal que aflige o mundo, com a regeneração urbana. Com a agrofloresta, buscamos inspirar nossa comunidade a ser mais consciente e ativa na promoção de práticas ambientalmente responsáveis”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel enfatizou o caráter inovador do projeto. “Esta agrofloresta é a primeira do Brasil em uma área de parque, um exemplo do que é possível quando unimos esforços para criar soluções inovadoras em agricultura e meio ambiente em uma região urbana”, afirmou Pimentel.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou a visão do município. “Nossos princípios incluem a conexão com a natureza, a conscientização ambiental e a busca por soluções sustentáveis. Esta agrofloresta é um passo fundamental na direção da segurança alimentar de longo prazo e na promoção de práticas agrícolas regenerativas”, salientou Gusi.

O evento teve a participação da diretora do Instituto Comida do Amanhã, Juliana Tângari, e do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Paraná, Hurben Corrêa da Silva, que destacaram as ações de Curitiba em segurança alimentar, combate a fome e sustentabilidade.

Agrofloresta

Como parte integrante da Fazenda Urbana da CIC, a Agrofloresta é um espaço para promoção de técnicas agrícolas e de reflorestamento difundindo a agricultura sustentável e a regeneração do ambiente urbano. Ela abriga árvores frutíferas, Jardins de Mel, plantas medicinais e o plantio de mudas nativas como erva-mate e araucária enxertada.

Esse ambiente busca não apenas fornecer alimentos de qualidade, mas também educar a comunidade sobre a importância da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Fazenda Urbana CIC

Em uma área de aproximadamente 11.000 m², a nova Fazenda Urbana será integrada ao Parque dos Tropeiros e contará com um laboratório para abelhas nativas sem ferrão, chamado Abelha LAB, com meliponário (abrigos de abelhas) para replicação de colmeias no bosque nativo, além de espaço para o manejo de mudas de araucárias, erva-mate e frutíferas nativas enxertadas.

Um Armazém da Família modelo, com produtos da agricultura familiar, também se integra ao projeto, criando junto aos consumidores hábitos de boa alimentação, além de geração de renda nos cinturões verdes da cidade.

A estrutura contará com uma escola de Segurança Alimentar e Nutricional equipada com cozinha multifuncional e área para a compostagem, espaço de cultivo sustentável de alimentos, sede com áreas de administração, núcleo Regional da SMSAN, e-coworking, salas de aula e espaço para conferências e reuniões.

A proposta segue diretrizes da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) com suporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e das secretarias municipais de Obras Públicas (Smop) e do Meio Ambiente (SMMA) na implantação.

Presenças

Participaram da inauguração a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.; o assessor de articulações políticas, Lucas Navarro de Souza; os administradores das regionais CIC, Raphael Keiji Assahida, do Portão, Gerson Gunha, e do Cajuru, Narciso Doro; o representante da secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o representante da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (Aopa), Luiz Gonçalves; e o biólogo Patrick Afornáli.

- Anuncie Aqui -