FAS atende famílias afetadas pelas chuvas em Curitiba e amplia assistência a pessoas em situação de rua

www.asemananews.com.br
FAS continua o atendimento às famílias afetadas pelas chuvas e amplia assistência a pessoas em situação de rua. - Curitiba - Foto: Defesa Civil

Fundação de Ação Social (FAS) permanece empenhada em prestar assistência às famílias que enfrentaram os impactos das fortes chuvas que atingiram Curitiba nos últimos dias. Após o atendimento emergencial durante o fim de semana, quando equipes visitaram áreas afetadas por inundações, agora elas são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Na Região do Tatuquara, a mais afetada, o Cras Caximba se tornou o principal ponto de apoio para as famílias. Durante o fim de semana, 38 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas de barco, com 34 delas recebendo apoio da assistência social, incluindo a distribuição de cobertores e colchões.

Com a diminuição do nível das águas, algumas famílias já retornaram às suas casas e agora fazem a limpeza. A FAS mantém equipes em alerta para avaliar as necessidades dessas famílias à medida que retornam, para fornecer móveis, utensílios domésticos, roupas, calçados, colchões e cobertores conforme necessário.

Na Regional Boa Vista, onde quatro famílias tiveram casas afetadas pelas chuvas no fim de semana, duas receberam assistência, nesta segunda-feira, no Cras Pilarzinho. Elas foram atendidas com subsídio alimentar – para compra nos Armazéns da Família -, roupas e colchões. Elas também solicitaram móveis, que serão providenciados pelo Disque Solidariedade.

Na manhã desta segunda-feira, as equipes dos Cras Acrópole e União Ferroviária, na Regional Cajuru, voltaram às áreas que sofreram com as inundações e reiniciaram o atendimento a seis famílias, que receberam colchões.

População de rua

Devido às chuvas, a FAS ampliou o apoio à população em situação de rua, reabrindo duas unidades emergenciais: a Casa de Passagem Belém, no Cajuru, e um novo espaço de acolhimento na sede da fundação, no Campo Comprido. Juntas, essas duas instalações disponibilizam quase 300 vagas de acolhimento.

Atualmente, Curitiba conta com 1.561 vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, que oferecem serviços como higiene, alimentação e abrigo noturno. A FAS também aumentou o número de vagas nos Centros Pop, onde são oferecidos atendimento técnico e atividades socioeducativas.

- Anuncie Aqui -