Zelo por Curitiba: Greca comemora 1.000 km de asfalto novo por todos os bairros

www.asemananews.com.br
Prefeito Rafael Greca junto com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, vistoria as obras de pavimentação asfáltica da rua Angelo Burbello, no Umbará, Regional Bairro Novo. Curitiba, 09/05/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O programa de recuperação da malha viária Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba, alcançou a marca de 1.000 quilômetros de obras executadas nos bairros. Equivalente à distância de Curitiba a Goiânia, capital de Goiás, a extensão representa as 2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento desde 2017.

São quase duas ruas asfaltadas por dia útil somente neste ano, ressaltando o zelo da administração municipal pelos caminhos dos curitibanos.

O bom resultado do trabalho foi atingido nesta sexta- feira (17/11) na obra de reciclagem da Rua Padre Francisco Madej, no Jardim Gabineto, no bairro CIC. A manutenção do asfalto na via  acontece em 755 metros desde a Amadeo Piotto até o final da rua.

A Francisco Madej é uma das 1.722 ruas já contempladas pelo programa, cujas intervenções são feitas para melhorar o trânsito, promover segurança, acessibilidade, mobilidade e interligar os bairros.

“A Prefeitura de Curitiba, a cidade mais inteligente do mundo, zela pelos bairros, recicla o pavimento e cobre com asfalto ruas de saibro para que as pessoas tenham qualidade de vida e segurança e para que os bairos prosperem e fiquem seguros e valorizados. Fizemos muito até aqui e seguiremos com obras nos bairros da cidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

Além do Centro

O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.

Outro importante resultado do investimento na requalificação da malha viária é na área econômica. Além da valorização de bairros e comércios, as obras impulsionam a geração de emprego e renda, com a abertura de postos de trabalho. Em média, cerca de 40 profissionais trabalham na recuperação de uma rua.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento; fresagem e recapeamento; e pavimentação asfáltica em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura. É o programa Asfalto no Saibro, que já livrou da poeira e da lama mais de 580 ruas.

Asfalto Novo

Somente neste ano, o programa Asfalto Novo assegurou 443 obras de pavimentação, recuperando mais de 202 mil metros de asfalto – uma média de 830 metros diários.

Em pouco mais de seis anos foram 1.943 intervenções entregues e 103 em andamento. Algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, destaca o orgulho em ter acompanhado o lançamento do programa Asfalto Novo em 2017, no período em que foi secretário municipal de Obras Públicas de Curitiba.

 “O programa progrediu respondendo efetivamente às necessidades das comunidades, especialmente aquelas localizadas em bairros mais remotos”, diz Pimentel.

Como secretário estadual, Eduardo Pimentel atua na alocação de recursos para os municípios de todo o Paraná investirem em infraestrutura. Em outubro, por exemplo, coordenou o repasse de R$ 29 milhões para reforçar o programa Asfalto no Saibro, que assegura pavimento de qualidade e sistema de drenagem a ruas sem infraestrutura da cidade.

Sistema viário

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues, os resultados do programa Asfalto Novo reafirmam o compromisso da gestão do prefeito Rafael Greca em melhorar a infraestrutura da cidade oferecendo aos cidadãos um sistema viário acessível, eficiente e seguro.

“As obras contemplaram todos os bairros e promoveram qualidade de vida às pessoas, reduziram o tempo de deslocamento, facilitaram o acesso a diferentes regiões e promoveram um ambiente propício para o crescimento econômico e comunitário além de melhor qualidade de vida às pessoas”, diz Rodrigues.

Moradores comemoram

Para quem vive ou mantém comércio nas ruas alcançadas pelo programa, a percepção do zelo da Prefeitura pelo bairro é evidente. É o que acontece na Rua Padre Francisco Madej onde a comunidade comemora a melhoria.

O farmacêutico Carlos Eloi Papineli, que além de comerciante é morador da região há 44 anos, comemora a melhoria na rua.

“O asfalto bem cuidado é importante para o desenvolvimento do lugar, mas também influencia no dia a dia das pessoas. O asfalto antigo estava com fissuras, os carros passavam e faziam tripidar o pavimento, tremer as casas. Isso fica no passado, o que é bom demais”, conta Papineli.

A aposentada Longuina Spake e a filha Maristela Spake, promotora de vendas, são moradoras de mais de quatro décadas da via que recebe asfalto novo. As duas comemoram a manutenção. “Eu achava que fariam uma tapa-buraco, um remendo na rua, mas aí começaram a chegar os equipamentos, a equipe toda de trabalho e a rua já começou a ficar diferente. Bom demais para todos os moradores”, conta Longuina. Para Maristela, o asfalto novo é sinônimo de bairro valorizado. “Melhora a nossa mobilidade, embeleza a rua, agrega valor ao bairro”, completou Maristela.

Neste momento há outras duas ruas do Jardim Gabineto com reciclagem do asfalto (Júlio Wos e Engenheiro João Visinoni). Juntas, as três vias somam 1.275 metros de obras em execução. Outros 6 km já foram executados na região.

Critérios de inclusão

O programa Asfalto Novo alcança ruas dos bairros das dez regionais da cidade.

A escolha das ruas atendidas pelo programa considera e prioriza aquelas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, as apontadas pela população pelo 156 e o Fala Curitiba.

Paralelamente ao programa de implantação e requalificação da malha viária, a Prefeitura mantém o serviço de manutenção urbana com operações tapa-buracos nos bairros para recuperação de problemas pontuais e emergenciais.

 

Destaques do programa Asfalto Novo

  • Mais de 1000 km alcançados (1.000,217m);
  • Distância equivale à extensão de uma viagem entre a capital do Paraná até Goiânia, em Goiás;
  • 2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento
  • 1.722 ruas contempladas, sendo 1.943 intervenções entregues (909.578 metros) e 103 em andamento (90.639 metros)
  • O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.

Ações em 2023

  • Mais de 443 ações
  • 202 mil metros executados (média diária de 830 metros por dia útil)
  • Média de quase duas ruas asfaltadas por dia
- Anuncie Aqui -