Obra da Prefeitura de Curitiba promove mobilidade para motoristas e pedestres

www.asemananews.com.br
Rua Isidoro Chanoski, após obras de requalificação, no Vista Alegre. Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

De carro ou a pé, circular pela Rua Izidoro Chanoski, no Vista Alegre, ficou muito mais seguro e confortável. A obra de correção geométrica da Prefeitura de Curitiba, que integra os 1.000 km do programa Asfalto Novo, alargou e criou um novo traçado para a via, requalificando completamente as calçadas, que agora são largas, planas e acessíveis. É um zelo pelos pedestres e pelos motoristas, que agora contam com maior fluidez no trânsito, além dos passageiros de ônibus que circulam pelo bairro.

“A ideia da intervenção urbana é garantir calçadas acessíveis e mobilidade segura para a população. Fizemos isso em três importantes pontos do bairro Vista Alegre, assim como fizemos no bairro Cidade Industrial”, diz o prefeito Rafael Greca.

Rota de ônibus

Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a intervenção ocorreu ao longo de 207 metros, desde a Rua José Casagrande até cerca de 50 metros à frente do cruzamento com a Estefano Joucoski. A via serve como acesso à Unidade de Saúde Bom Pastor e rota do transporte coletivo, com as linhas 965 – São Bernardo e 967 – Júlio Graf circulando por ela.

Com o novo traçado, a Rua Isidoro Chanoski foi alargada em alguns trechos em cerca de 1 metro e em outros em aproximadamente 2,5 metros, recebendo pouco mais de 400 metros de novas calçadas. Antes da obra, circular a pé era arriscado, pois em grande parte da rua não havia espaço para passeio.

Também foram realizados serviços de drenagem, implantação de meio-fio, sinalização e arborização.

“Ficou perfeito, fácil e seguro de circular, com ótima sinalização e organização do trânsito”, avaliou a artesã Cristiane Costa Vidal, moradora antiga do bairro. As obras, completou Cristiane, tornaram mais fácil o acesso à Unidade de Saúde Bom Pastor, onde ela vai frequentemente para cuidar da saúde da filha Agata, de 6 anos.

Na avaliação de Marcos Luiz Fabhowski, morador do bairro há mais de três décadas, a rua foi completamente transformada para melhor pela obra. “Ficou muito bonito, além de ter servido para disciplinar o trânsito e dar vez e condições adequadas de circulação aos pedestres. Uma grande valorização para os moradores”, disse Fabhowski.

Novos traçados

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou outras duas importantes obras de correção geométrica executadas pela Prefeitura no Bairro Vista Alegre neste ano. Obras viárias semelhantes foram executadas na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, e na Rua Arthur Leinig, no cruzamento com a Rua Carlos Razera.

“Foram obras apontadas pela população e que impactaram positivamente na mobilidade local, aprimorando a circulação e a segurança viária neste ponto de grande fluxo de veículos e pedestres. As novas calçadas dão prioridade às pessoas que circulam pela região, um conceito que estamos replicando também em outras regiões da cidade”, explicou Rodrigues.

Cidade Industrial

Em outra região da cidade, a Prefeitura executou também neste ano a reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, importante eixo viário entre os bairros Capão Raso, Novo Mundo, CIC, Fazendinha e Pinheirinho e corredor para o transporte público.

A intervenção contou com a implantação de uma rotatória em formato alongado – onde todos os veículos param antes de acessá-la – e novas ilhas para a travessia de pedestres agora oferecem segurança tanto para quem circula de veículo quanto a pé na região. Também incluiu a implantação de 353 metros de calçadas planas e acessíveis, seguindo o padrão do projeto Caminhar Melhor, 147 metros de ciclovia e 386 metros de novo pavimento. Também foi executado novo sistema de drenagem e serviços de paisagismo e a implantação de uma rotatória que modificou o traçado da via.

- Anuncie Aqui -