Praia Acessível permite a pessoas com deficiência tomarem banho de mar com segurança no Paraná

www.asemananews.com.br
Foto: Leonardo Sguarezi/SECOM

O Programa Praia Acessível, desenvolvido em parceria pela secretaria do Desenvolvimento Social e Família e pela Sanepar, fornece cadeiras anfíbias, adaptadas para conduzir as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a tomar banho de mar.

São seis pontos, distribuídos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Para a secretária em exercício do Desenvolvimento Social, Luiza Simonelli, essa parceria é fundamental para garantir os direitos das pessoas com deficiência. “Estamos avançando muito nas políticas públicas para as pessoas com deficiência no Paraná e essa parceria com a Sanepar nos impulsiona mais uma vez a oferecermos esse serviço que já está consolidado” explicou.

A temporada de 2022/2023, bateu recordes de atendimento ao público, registrando mais de 300 atendimentos em todo o litoral. Os profissionais que farão os atendimentos, em sua a maior parte, são formados ou estudantes de fisioterapia e educação física e todos passaram por capacitação.

CADEIRAS ANFÍBIAS – O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras anfíbias:

De 28 de dezembro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024

De terça-feira a domingo, das 9h às 12 e das 15 às 19h

Guaratuba

Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n

Matinhos

Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa

Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia

Pontal do Paraná

Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís

Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

- Anuncie Aqui -