Castrafaz retoma os trabalhos em 2024 em Fazenda Rio Grande

www.asemananews.com.br

Cerca de 250 animais deverão ser castrados por dia em atendimentos pelo programa municipal CastraFaz, o qual tem a finalidade de oferecer castração gratuita para gatos e cães, em situação de rua e domésticos. As primeiras cirurgias de 2024 foram realizadas na última quinta-feira, 22. IMG_0843

Os trabalhos de castração seguem a fila de cadastros que são realizados através da página do programa, no site da Prefeitura de Fazenda Rio Grande. Depois de realizar o cadastro, é necessário esperar que a equipe do CastraFaz entre em contato e avise a data e local do procedimento, que sempre é realizado por ordem de chegada dos animais que foram chamados.IMG_0819

A prioridade de castração são de animais resgatados, com tutores devidamente registrados e identificados. Como é o caso da Bruna Lopes, que já resgatou mais de 15 animais, e desta vez trouxe dois gatos que estavam abandonados próximos às cavas para o procedimento. Segundo ela, se não fosse a atuação do CastraFaz, seria impossível realizar o procedimento. “Pelas clínicas particulares fica muito caro para fazer a castração. Precisaria de ajuda, mas é muito difícil quem queira ajudar”. Completou.

IMG_0815

Todos os animais atendidos já saem do procedimento com colar elizabetano e os medicamentos pós-cirúrgicos. Os tutores dos animais domésticos precisam fazer a devolução do colar após a reabilitação do animal.

Para a coordenadora do Setor Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Natália Maria, o trabalho é fundamental para o controle populacional de animais no município. “Desde o início do projeto, já castramos 3200 animais de Fazenda Rio Grande, e muitos destes, são animais de rua, resgatados por tutores registrados.” Completou.

- Anuncie Aqui -