Em ação preventiva, Prefeitura de Curitiba avança em limpeza no Rio Barigui

www.asemananews.com.br
Foto: Prefeitura de Curitiba

Mais uma etapa do processo de limpeza e desassoreamento do Rio Barigui, que corta 18 bairros da cidade, está sendo executada. Equipes da Secretaria Municipal de Obra Públicas (Smop) coordenam a ação que acontece no curso do rio localizado na região da Vila Verde, na CIC, na divisa com o município de Araucária. Nas semanas anteriores os trabalhos ocorreram na altura da Rua Vicente Michelotto, nos fundos da empresa Cargo Shop.

Os trabalhos são para a remoção de resíduos sólidos, desobstrução de canais e a limpeza das margens do rio para melhorar o escoamento da água e prevenir possíveis transtornos durante períodos de chuvas intensas.

Iniciada em dezembro, esta etapa segue trecho a trecho, totalizando mais de 1,3 km de rio já desconstruído. No ano passado, os trabalhos ocorreram na Rua Cid Campelo, na altura do Parque Mané Garrincha, e se estenderam até a Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, perfazendo uma extensão de 1,5 km.

Curitiba contra Cheias

A ação faz parte do programa Curitiba contra Cheias e visa garantir a preservação ambiental e a prevenção de enchentes na área. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou a importância dessas ações preventivas.

“O programa Curitiba contra Cheias é uma iniciativa que busca minimizar os impactos das chuvas e garantir a fluidez dos rios, reduzindo os riscos de enchentes”, afirmou Rodrigues

Na intervenção é usada uma escavadeira hidráulica e caminhões para ampliar e melhorar a vazão do rio, diminuindo os riscos de alagamentos na região, quando da ocorrência de grandes volumes de chuva.

“Nós monitoramos constantemente os rios e fazemos o trabalho de limpeza e desassoreamento. Quanto mais os cursos de água tiverem leitos desobstruídas, menores são os riscos de acontecerem enchentes”, explica o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso.

O Rio Barigui nasce na Região Metropolitana e corta Curitiba numa extensão de 45 km, até desaguar no Rio Iguaçu, pela margem direita no bairro Caximba. Suas águas passam por 18 bairros na capital paranaense.

- Anuncie Aqui -