Drenagem e asfalto transformam cenário em bairro distante do Centro de Curitiba

www.asemananews.com.br
Rua Lali Maria Soecki, no Umbará, após as obras de pavimentação sobre o saibro. Curitiba. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Obras da Prefeitura de Curitiba estão transformando o cenário do bairro Umbará, um dos mais afastados do Centro, que abriga chácaras e propriedades com características rurais.

Em algumas ruas, os moradores testemunham com alegria o início da pavimentação com asfalto e instalação do primeiro sistema de drenagem, onde ainda não há infraestrutura, apenas saibro. Em outras, é a conclusão recente dos serviços que proporcionam satisfação às famílias que não precisam mais lidar com buracos, poeira e lama.

As obras de pavimentação e instalação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio fazem parte do programa Asfalto no Saibro, que transforma ruas de pavimento primário em locais com boa estrutura. A ação está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Exemplos disso incluem a Rua José Arlindo Salim, que está recebendo melhorias em 294 metros, desde a Antonio Salim até o fim da via, e Lali Maria Soecki, contemplada com 88 metros entre a Francisco Gabardo Filho e o fim da rua.

As ações municipais têm um impacto positivo na vida das pessoas. Antônio Mosa, 65 anos, residente na Rua José Arlindo Salin desde o nascimento, lembra do esforço da família ao abrir a rua na enxada, quando apenas carroças passavam pelo local.

“Estamos felizes que tudo vai mudar. Asfalto chegando melhora os dias da gente”, diz Mosa.

Por sua vez, Danilo Honório, 47 anos, destaca os resultados positivos da intervenção já concluída na Rua Lali Maria Soecki por onde ele circula com frequência devido aos estabelecimentos comerciais da via. “Eu passo aqui faz tempo, e agora está muito melhor, não tem nem comparação”, conta Honório.

Fala Curitiba

A inclusão de vias no programa Asfalto no Saibro ocorre mediante solicitações feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões de planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Desde seu início, em 2018, o programa Asfalto no Saibro já entregou mais de 135 km de obras à cidade. “O programa continua avançando, atendendo os bairros nas dez regionais, até que todas as ruas oficiais de saibro recebam pavimentação e drenagem”, afirma o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.


Você sabia? 🌱

O Grupo Leblon recicla diversos materiais recicláveis por ano e faz doações para a Associação de Catadores de Fazenda Rio Grande.

#grupoleblon #reciclaveis #meioambiente #vocesabia #fazendariogrande #frg

- Anuncie Aqui -