Equipes da prefeitura de Fazenda Rio Grande intensificam ações contra a dengue

www.asemananews.com.br

A luta contra o mosquito da dengue não dá trégua em Fazenda Rio Grande. Mesmo o município não enfrentando a escalada de casos da doença, como ocorre nos municípios do oeste e do litoral do Paraná, os cuidados de prevenção à proliferação do Aedes Aegypti são contínuos.

WhatsApp Image 2024-03-05 at 12.46.17 (1)

Hoje, (05), nossas equipes estiveram em diversos pontos da cidade em que foram observados descartes irregulares de lixo e pneus. Uma ação criminosa e que pode vir a se tornar um potencial criadouro do mosquito da dengue.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, no dia 27 de fevereiro, nosso município apresentou 11 casos confirmados de infectados por dengue neste período epidemiológico. Desses, 8 infecções ocorreram em outras cidades, os chamados casos importados, e apenas 3 foram autóctones, ou seja, contraídos em nossa cidade.

WhatsApp Image 2024-03-05 at 16.39.50

Mesmo com números muito inferiores aos dos municípios que vêm sendo assolados pela doença em todo país, não é o momento de relaxar os cuidados de prevenção e combate ao mosquito. E toda a população também deve fazer sua parte para evitar a proliferação do mosquito e o aumento da doença.

Ações de monitoramento e prevenção ao Aedes Aegypti em Fazenda Rio Grande

Sistema de Monitoramento Integrado: é feito por meio de armadilhas dispostas em todos os bairros do município, visando à captura de larvas e detecção do Aedes Aegypti com vistas à detecção de potenciais criadouros positivos para o Aedes.

Levantamento de Índice Amostral (LIA): consiste na inspeção de imóveis por meio de amostras que são coletadas para posterior análise entomológica. Levantamento este que é realizado nas localidades suspeitas de infestação do vetor.

Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa): realizado por meio de amostragem larvária de Aedes aegypti no município, a fim de obter a estimativa de infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem é precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município em unidades territoriais homogêneas de 2500 a 12000 imóveis, denominadas estratos.

Análise entomológica: realizada por meio de microscopia para a avaliação e identificação específica do mosquito para detecção da natureza no mesmo.

Monitoramento de Pontos Estratégicos: consiste na vistoria semanal de armadilhas instaladas em pontos estratégicos como sucatas, borracharias, oficinas e depósitos de reciclagem;

Pesquisa Vetorial Especial (PVE): compreende a avaliação de imóveis em um raio de 150 m de residências e/ou locais de trabalho após notificação de algum caso suspeito; a remoção de criadouros e a eliminação de focos de larvas caso sejam encontradas.

Programa Educar para Prevenir:  criado pela Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância, com vistas à prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. As ações são executadas pela equipe de combate a endemias, que vão até às escolas e desenvolvem atividades educativas com orientações teóricas e amostragens práticas junto aos alunos, empreendendo a interação da equipe com as crianças.

Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, a estratégia de trabalhar com as crianças, combina-se à capacidade que elas possuem de captar e repassar as informações adquiridas.  Através de imagens e atividades dinâmicas, a equipe demonstra como o mosquito se aloja nos lugares e os riscos que ele oferece; repassando de forma didática uma série de orientações de como evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Ações de educação em saúde: são realizadas concomitantemente às visitas de campo, bem como em ações pontuais de prevenção ao Aedes.

Dia D: Contra o mosquito da dengue

No dia D Nacional de prevenção à Dengue, realizado sábado (02), Fazenda Rio Grande mobilizou-se no intuito de chamar a atenção da população para que além dos profissionais da saúde, a população se envolva na limpeza dos quintais e eliminação de água parada.

Na ação, a equipe de Agentes Comunitários(as) de Saúde e Combate à Endemias percorreu os bairros de Fazenda Rio Grande. Foram distribuídos panfletos com orientações para prevenção, a fim de conscientizar os munícipes sobre os riscos da dengue e formas de evitar os criadouros, assim como, a eliminação de potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.

“A mobilização de toda a comunidade é fundamental para impedir a proliferação do Aedes Aegypti. Com as ações em conjunto entre a população e o poder público, conseguiremos vencer essa batalha” ressaltaNelcelí.


A CONCEMED – Centro Médico e Diagnóstico está instalada na cidade de Fazenda Rio Grande – PR, ao lado da capital Curitiba, com fácil acesso, pela BR 116.

#Concemed #centromedico #saudeebemestar #Consultas #exames #Diagnosticos #medicos #especialistas #fazendariogrande_pr

- Anuncie Aqui -