Fim de semana tem hidroginástica e Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo

www.asemananews.com.br
Foto: Divulgação/SMELJ

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) oferece mais uma programação especial repleta de atividades gratuitas. Além do programa Viva o Sábado, que abre o fim de semana com atividades nas piscinas e equipamentos municipais, e do Lazer no Parque, que agita o domingo com diversão em áreas verdes da cidade, uma das principais provas do ciclismo paranaense acontece no Parque Náutico do Boqueirão.

Ciclismo

No sábado (16/3) e no domingo (17/3) quem quiser assistir a uma prova emocionante deve ir até o Boqueirão, onde será realizado o 34º Grande Prêmio Curitiba de Ciclismo. Serão mais de 400 atletas disputando uma das mais tradicionais provas da modalidade no Paraná, em 26 categorias, e a entrada é gratuita.

A organização da prova é da Smelj e as disputas vão valer pontos para os rankings da Federação Paranaense de Ciclismo (FPC) e da Confederação Brasileira de Ciclismo (classe 4).

As disputas acontecem no Parque Náutico do Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205), a partir das 7h da manhã, nos dois dias de competição.

Viva o Sábado

Sábado é dia para aproveitar as piscinas da Prefeitura que estarão abertas para o programa Viva o Sábado. De graça, os curitibanos podem brincar nas piscinas ou nas atividades físicas e estrutura disponíveis em unidades da Prefeitura.

Neste sábado, também vão acontecer aulas especiais de hidroginástica dentro do Viva o Sábado, nos centros de esporte e lazer com piscina. As aulas estão programadas para começar às 16h.

As piscinas estarão disponíveis, das 13h30 às 17h15, no Clube da Gente Bairro NovoCentro da Juventude EucaliptosCentro da Juventude Audi UniãoClube da Gente Santa FelicidadeClube da Gente Boa VistaClube da Gente Tatuquara e no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser.

Atividades nas regionais

Sábado (16/3)
Regional Matriz
No sábado, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, com atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

No mesmo local também acontece a Exposição da SMELJ na Feira de Inovação da Rua XV de Novembro, com avaliações físicas e apresentação em tela sobre o Combate ao Sedentarismo.

Regional Cajuru
Das 8h às 10h e das 14h às 16h, no Parque Olímpico do Cajuru, haverá aulas de BMX do Programa E+E=10 para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos matriculados no https://curitibaemmovimento.curitiba.pr.gov.br/

Das 13h às 14h, o horário é voltado à experimentação da pista pelas pessoas sem experiência no esporte. É permitida a prática com bicicleta e equipamentos próprios, desde que sejam aprovados pelo professor antes. O professor instruirá a parte da pista em que a prática será permitida. Não há empréstimo de bicicletas e materiais neste horário. Não necessita inscrição prévia.

Das 10h às 12h e das 16h às 18h a pista é liberada para treinamentos de pilotos com experiência na modalidade, com supervisão de um professor da Smelj. É obrigatório o uso de capacete fechado, calça, camiseta manga longa, calçados e luvas fechados. Cada pessoa deve levar sua garrafa de água.

Também na Regional Cajuru, o Centro da Juventude Audi/União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba) vai ficar aberto das 7h30 às 12h30 com o Cejuv em Ação.

Haverá empréstimo das quadras para atividades esportivas, atendimento do Raia Livre – programa com objetivo de expandir o atendimento aos adultos que passaram pelo curso de natação nos espaços da Prefeitura – e aulas de hidroginástica.

Regional Boqueirão
CEL Vereador João Derosso (Rua Ana Lopos Canet, 4, Xaxim) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimo de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas, como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, tênis de campo e voleibol. As atividades começam às 8h e vão até as 17h.

O programa Lazer no Bairro chega ao Hauer. Das 14h às 17h, a Praça Alfredo Hauer (R. Padre Dehon, 702 – Hauer) vai receber atividades esportivas, recreativas e de lazer, promovendo a participação da comunidade. As atividades ofertadas estimulam a expressividade, criatividade e a vivência de diferentes conteúdos de lazer, buscando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar. Haverá empréstimos de materiais esportivos, oferta de atividades recreativas como jogos gigantes, perna de pau, entre outros. No caso de chuva o evento poderá ser cancelado.

Domingo (17/3)
Regional Matriz
Nas Arcadas do São Francisco tem o Lazer nas Arcadas, ao lado da Feira do Largo da Ordem, das 9h às 13h, para todas as idades, com orientação dos profissionais da Smelj.

Regional Cajuru
Das 11h às 13h, o horário é voltado para a experimentação de BMX na pista pelas pessoas sem experiência no esporte. É permitida a prática com bicicleta e equipamentos próprios, desde que sejam aprovados pelo professor antes da prática. O professor instruirá a parte da pista em que a prática será permitida. Não há empréstimo de bicicletas e materiais neste horário. Não necessita inscrição prévia.

Lazer no Parque
Das 14h às 18h de domingo, a diversão acontece no Parque BariguiParque AtubaParque Lago AzulParque NáuticoParque Linear Yberê , Parque dos Tropeiros e na Praça Afonso Botelho.

No Parque Barigui, as atividades serão no gramado ao lado do Salão de Atos. No Parque Náutico, vão se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Parque Lago Azul, no campo de futebol. No Parque Linear Yberê, as atividades serão feitas próximo da pista de skate e das quadras de areia e no Parque dos Tropeiros, as brincadeiras se concentrarão próximo ao palco.

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas, entre outras atividades.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

- Anuncie Aqui -