Rumo a 500 mil árvores: veja como estão as primeiras mudas plantadas pelo programa de Curitiba

www.asemananews.com.br
Secretaria do Meio Ambiente realiza plantio de árvores no Bosque Tulio Vargas na CIC - Curitiba, 14/03/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

As sombras aumentaram e o ar está mais puro no Bosque Túlio Vargas da CIC, local que entrou para a história da cidade em 20 de setembro de 2019. Foi lá que o prefeito Rafael Greca deu início a um dos mais importantes movimentos da Prefeitura para mitigar as mudanças climáticas, o desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, com o plantio da primeira muda do programa, uma araucária.

Naquela tarde de sexta-feira, a araucária plantada tinha cerca de 50 centímetros. Hoje, quase cinco anos depois, a mesma araucária está com mais de 5 metros de altura e já desponta imponente em meio as outras 1.380 árvores plantadas na mesma primavera de 2019.

Os estudantes da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado e do CMEI Moradia Augusta também ajudaram no plantio das primeiras árvores do programa 100 mil árvores, ao lado do prefeito.

Desde aquele primeiro plantio, a Prefeitura de Curitiba vem renovando a cada ano o desafio e terminou 2023 com 450 mil novas árvores plantadas.  Até o fim de junho de 2024, a capital chegará a marca de 500 mil mudas plantadas desde 2019.

“Uma cidade inteligente pensa no futuro, e plantar árvores vai garantir que a nossa Curitiba sempre seja uma cidade boa para se viver”, disse o prefeito Rafael Greca.

Manutenção constante

Além das araucárias, o Bosque Túlio Vargas recebeu árvores das espécies pau-ferro, ingá-feijão, araçá, pitanga, ipês-amarelos, tibouchina, gabiroba. Roberto Salgueiro, responsável pelo Horto Municipal do Guabirotuba, participou dos plantios das 1.380 árvores no dia 20 de setembro de 2019.

“Começamos o plantio do zero aqui no Bosque Túlio Vargas. Antes existiam cedros exóticos que estavam caindo e colocando em risco a população que frequentava o local. Eles foram retirados para fazermos o novo plantio”, explicou Salgueiro.

Desde que foram plantadas, as novas árvores receberam manutenção constante das equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (14/3), os funcionários fizeram uma nova adubação, podas e reposições com plantios de novas mudas.

“Esse solo deu certo, a primeira araucária que plantamos já está com mais de 5 metros e daqui a dez anos vai estar produzindo frutos. É uma sensação fantástica, um orgulho ver que as mudas plantadas foram para frente, pegaram, e já são árvores em desenvolvimento. É um legado que deixamos para a cidade”, disse Salgueiro, que há 45 anos planta árvores pela cidade.

Qualidade de vida

O cão Stallone Cobra aproveita a sombra das árvores do Bosque Túlio Vargas para fazer as caminhadas diárias ao lado do tutor, Michael Walmir Silva de Souza, de 42 anos. “Sou de Belém do Pará e vim para Curitiba há cinco anos. Quando cheguei não tinha nenhuma dessas árvores, estamos vendo elas crescerem”, disse Souza, que, como dá para notar, é fã do ator americano Sylvester Stallone e dos filmes dos personagens Rambo e Rocky Balboa.

“Aqui é uma área tranquila e calma e muitas famílias vêm aqui curtir a natureza. Mesmo estando dentro da cidade, estamos em contato com a natureza. É muito importante esse programa da Prefeitura de Curitiba, das 100 mil árvores. Curitiba dá uma qualidade de vida muito boa para os moradores”, definiu Souza.

- Anuncie Aqui -