Curitiba apresenta soluções no combate às mudanças climáticas

www.asemananews.com.br
Foto: Daniel Castellano / SMCS

No Dia de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, Curitiba apresenta soluções para o Brasil e o mundo

Temperaturas altas, chuvas mais intensas em algumas regiões e estiagem em outras. Invernos rigorosos em um hemisfério e nem tanto em outro. Para chamar a atenção sobre o tema, desde 2011, o Brasil celebra, em 16 de março, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Na capital paranaense, a Prefeitura também está atenta ao tema e mantém o Fórum Curitiba Sobre Mudanças Climáticas.

Nesta quinta-feira (14/3), foi publicado o decreto 340, de atualização da estrutura e da composição do Fórum que propõe medidas de mitigação e adaptação às inevitáveis mudanças climáticas para Curitiba, por meio de recomendações técnicas encaminhadas ao prefeito.

De acordo com o decreto, o Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas atuará em caráter consultivo, visando estimular, fortalecer e avaliar a implementação de políticas de Mudanças Climáticas mobilizando a sociedade, por meio de debates, para a discussão e tomada de decisões sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais.

O que já é feito

Na capital paranaense, a Prefeitura promove uma série de ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Entre as principais está o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Pirâmide Solar de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba, os programas Amigo dos Rios e 100 mil árvores e os futuros Inter 2 e BRT elétricos estão alinhados às metas do PlanClima.

“Nossa missão de mitigar os efeitos das mudanças climáticas também passa por inspirar e popularizar o uso da energia limpa na cidade. Para isso, criamos o programa Curitiba Mais Energia, que tem como grande símbolo a Pirâmide Solar de Curitiba, instalada na Caximba”, disse o prefeito Rafael Greca.

Seguindo essas diretrizes, em 2022, a capital paranaense conquistou o título de Cidade Mais Sustentável da América Latina, concedido pela revista canadense Corporate Knights.

Conheça aqui as ações de sustentabilidade ambiental de Curitiba.

Como mitigar as mudanças climáticas

Graças a esforços iniciados ainda na década de 1970, a cidade hoje conta com grandes espaços de área verde preservados. São 50 parques e bosques públicos, além de um Jardim Botânico, em diversas regiões da cidade.

Somados às praças, jardinetes, eixos de animação e jardins ambientais, são quase 13 milhões de metros quadrados de áreas preservadas com bosques nativos, equipamentos de lazer e prática esportiva, que proporcionam mais qualidade de vida à população. Curitiba ainda incentiva, por meio da criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNMs), a preservação de áreas particulares. Tudo isso resulta em mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado pela OMS é de 12 metros quadrados por habitante.

Os programas Amigo dos Rios e 100 mil árvores promovem melhorias ambientais com a participação da comunidade e consistem na limpeza dos rios e na recomposição da vegetação nativa. O desafio 100 mil árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, originalmente, na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. O município vem renovando o desafio e chegou ao fim de 2023 com 450 mil árvores plantadas.

Implantado em 2019, o Amigo dos Rios visa à melhoria e recuperação dos rios da cidade, com uma série de ações voltadas para a regularização das ligações de esgoto, fiscalização, limpeza de rios, obras e Educação Ambiental. É um trabalho amplo e integrado, que envolve também a comunidade com a formação de grupos de apoio local, como prioridade para o Rio Belém (e suas microbacias), que nasce e termina dentro da cidade.

As ações de educação ambiental da Família Folhas também conscientizam crianças e adultos sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Curitiba Mais Energia

O programa municipal visa popularizar o uso da energia limpa na cidade. Além da Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 sendo a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário desativado, o Curitiba Mais Energia já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltaicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Fazenda Urbana de Curitiba e na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico.

Esses painéis solares também chegarão a terminais de ônibus e à rodoferroviária. O Curitiba Mais Energia conta também com 101 residências populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a mini usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na queda d’água do Parque Barigui.

- Anuncie Aqui -