Prefeitura de Curitiba limpa rios e córregos para prevenir alagamentos

www.asemananews.com.br
Foto: Luiz Costa /SMCS

Bacacheri e Sítio Cercado estão entre os bairros que na última semana receberam ações da Prefeitura de Curitiba para manter rios, córregos e cursos de água desobstruídos e preparados para resistirem aos efeitos das chuvas volumosas provocadas pelo El Niño. Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalharam no desassoreamento do Rio Bacacheri, no Bairro Alto, e na limpeza do Córrego da Vila Osternack, no Sítio Cercado.

Ações como essa são frequentes, mas foram intensificadas neste trimestre. De janeiro até 15 de março, somente as equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) fizeram cerca de 16 mil metros de limpeza e desassoreamento em 41 operações.

São ações corretivas e preventivas que fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura mantém na cidade, especialmente nas regiões mais críticas de todas as regionais para prevenir alagamentos. As ações integram o programa Curitiba Contra Cheias que está alinhado ao compromisso da Prefeitura pelo zelo por Curitiba.

O trabalho é coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Rio Bacacheri

No Rio Bacacheri o desassoreamento começou na primeira semana de março, na altura da Rua Arnaldo Pisseti. Com a ajuda de uma retroescavadeira o excesso de sedimentos vai sendo retirado do fundo do rio para ampliar a capacidade de vazão. Atualmente a ação acontece na na área da Travessa dos Mamonas, no final da Rua Mercedes Stresser.

Córrego na Vila Osternack

A limpeza do Córrego na Vila Osternack, iniciada em cinco e março, acontece entre as Travessas Hamilton Alves Pinto e Otto Hildebrando Doetzer, num trecho aproximado de 500 metros. A previsão é que o trabalho seja concluído no fim deste mês.

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, a manutenção regular da limpeza e desassoreamento dos rios, córregos e corpos d’água é uma prioridade da Prefeitura, para garantir a segurança e o bem-estar da população.

“As mudanças climáticas nos fazem conviver com chuvas cada vez mais intensas. Neste cenário, o cuidado com os rios é crucial para evitar inundações e prevenir possíveis danos às comunidades que vivem em áreas suscetíveis a alagamentos.”, diz Rodrigues.

Bairros contemplados

Nos primeiros três meses deste ano já receberam serviços preventivos, entre outros locais, o Rio Vila Formosa, na Vila Estrela, no bairro Fazendinha; o Rio Barigui, em dois pontos, o primeiro na altura da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no encontro dos rios Bacacheri e Atuba, na divisa com Pinhais, e o segundo entre as ruas Bronislau Sitorski e Algacyr Munhoz Mader, na CIC –  os córregos Jardim Cruzeiro do Sul, no Santa Cândida, e Henry Ford, no Hauer; e a bacia de acumulação na Rua Ilhabela, entre a José Vicente Gonçalves e Haroldo Maravalhas, na CIC.

Outras ações para tornar a cidade resiliente acontecem pelos bairros, porém, reforça Rodrigues, é importante que a população colabore e mude de comportamento, evitando de descartar materiais de forma incorreta.

“As pessoas têm que ter uma postura diferente. É impressionante a quantidade de lixo que vemos nas margens dos canais dos rios e nos terrenos próximos”, reforça o secretário.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do programa Amigo dos Rios, também faz trabalhos de limpeza e manutenção constantes dos corpos hídricos que formam a cidade

Denúncia

A Prefeitura pede à população que colabore com a manutenção da limpeza nos rios e em suas margens. Denúncias sobre descarte irregular de lixo nestas áreas podem ser feitas pelo telefone 156.

- Anuncie Aqui -