Deputado Luiz Claudio Romanelli homenageia pioneiros na Assembleia Itinerante de Telêmaco Borba

www.asemananews.com.br
Esta iniciativa da Assembleia Itinerante é uma grande oportunidade para valorizar gente que merece a devida homenagem do Poder Público e da sociedade”, considera o deputado Romanelli. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) vai prestar homenagem a quatro pessoas que ajudaram a construir a história de Telêmaco Borba e da região. A menção honrosa a Frans Borg, João Ivanir de Morais, Paulo Maximiano de Souza e Maria Paula Sidor Coraiola será entregue na 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa, que será realizada nesta quarta-feira, 20, a partir das 17h30, durante a Expo Telêmaco 2024.

“Reconhecer quem contribui para o progresso local e regional é quase que uma obrigação. Temos muitas pessoas que realizam um trabalho relevante, e que por vezes passam a vida sem o devido crédito por tudo o que realizam. Esta iniciativa da Assembleia Itinerante é uma grande oportunidade para valorizar gente que merece a devida homenagem do Poder Público e da sociedade”, considera o deputado Romanelli.

A Expo Telêmaco 2024 ocorre até 21 de março no Centro de Eventos Mieceslau Malinowsk e será palco da terceira edição de 2024 da Assembleia Itinerante. A iniciativa permite a interação da população e de lideranças regionais com deputadas e deputados estaduais. “É uma oportunidade para ouvir sugestões e reivindicações e dar o devido encaminhamento às demandas regionais”, explica Romanelli. Na sessão especial os parlamentares recebem documentos e homenageiam personalidades de destaque no município e região.

Personalidade homenageadas pelo deputado Romanelli:

FRANS BORG

Nascido em Bourtage, na Holanda, Frans Borg chegou em Castro aos dois anos de idade com a família. Começou a trabalhar na Cooperativa Castrolanda em 1975, um ano após se formar em Agronomia. Em 1992, assumiu a cadeira de vice-presidente do Conselho de Administração da Castrolanda. Em 1996, tornou-se presidente da cooperativa, cargo que ocupou por 24 anos. O trabalho que desempenhou juntamente com outros cooperados e produtores rurais garantiu a Castro o reconhecimento de Capital Nacional do Leite.

JOÃO IVANIR DE MORAIS (in memoriam)

Natural de Reserva, João Ivanir constituiu família em Telêmaco Borba e dedicou a vida ao magistério. Formado em Matemática, foi professor, secretário municipal de educação e chefiou o Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba por 12 anos. Exerceu três mandatos como vereador do município, eleito pelo PMDB. Faleceu em 2021, deixando a esposa Maria Nilza Buture de Moraes e os filhos Vinícius, Valéria e Vanessa.

PAULO MAXIMIANO DE SOUZA

Paulo Branco, como é mais conhecido, trocou a cidade natal, Santa Cruz do Rio Pardo (SP), por Sapopema em meados dos anos de 1970. Foi diretor de escola e na década de 1980 entrou para a vida pública, sendo eleito duas vezes prefeito do município. Seu legado é de muitas conquistas e melhorias, principalmente na infraestrutura do município. Produtor rural, é casado há 52 anos com Heloísa Pereira Maximiano de Souza, pai de três filhos, Paulo Maximiano de Souza Júnior, Alexandre Maximiano de Souza e Fábio Antônio Maximiano de Souza. Hoje, dedica-se a Pecuária, mantendo uma vida ativa. No entanto, nunca ficou longe da vida pública, que se estendeu aos filhos. Fábio Maximiano de Souza foi vice-prefeito na gestão 2005-2008, e Paulo Maximiano de Souza Junior, o Paulinho Branco, foi vice-prefeito entre 2017 e 2020 e é o atual prefeito de Sapopema.

MARIA PAULA SIDOR CORAIOLA

Formada em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, Maria Paula tem especialização em Nefrologia e pós-graduação em Nutrologia e em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Proprietária e diretora técnica da Clínica do Rim de Telêmaco Borba e sócia-proprietária do Hospital Dr. Feitosa. Como médica tem um histórico de mais de duas décadas de dedicação à população de Telêmaco Borba e da região.

- Anuncie Aqui -