Saúde de Curitiba convoca a população a vistoriar casa e quintais no combate à dengue

www.asemananews.com.br

Além de aproveitar o tempo livre em atividades de lazer, essenciais para manter saúde física e mental, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba pede à população que reserve parte do fim de semana e do feriado de Páscoa para o combate à dengue em casa. O lembrete da tarefa foi enviado a todos os usuários que têm o aplicativo Saúde Já Curitiba, com o check list da Dengue.

“Com apenas 10 minutos por semana é possível eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Vamos unir a família e a comunidade nessa função. Se cada um fizer sua parte, todos saímos vitoriosos”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A vistoria semanal em busca de recipientes que podem acumular água e se tornarem criadouros é a melhor forma de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Isso porque o ciclo de reprodução, entre ovo, larva e mosquito alado, é de cerca de sete dias. A condição climática também favorece a reprodução do mosquito. Dias quentes e com grande volume de chuva são o ambiente ideal para a proliferação.

“É preciso um olhar cuidadoso, porque a fêmea do mosquito põe seus ovos em vários recipientes, desde um objeto pequeno esquecido no jardim, escondido nas folhagens, até grandes reservatórios de água, como coletores de água da chuva”, exemplifica a coordenadora do programa municipal de combate ao Aedes, Tatiana Faraco.

Para ajudar nessa vistoria, a SMS preparou um check list com orientações de onde procurar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Veja se você está fazendo o certo em sua residência

  1. Lixeiras: mantenha as lixeiras tampadas e protegidas das chuvas. E lembre-se de fechar bem o saco plástico.
  2. Garrafas: mantenha as garrafas guardadas sem água e com a boca para baixo. Ah, jogue as tampinhas no lixo reciclável.
  3. Baldes: mantenha os baldes e bacias virados para baixo.
  4. Caixa d’água: Nada de água ao relento. Mantenha as caixas d’água com tampa.
  5. Pneu: além de prejudicar o meio ambiente, pode virar um foco do mosquito. Guarde os pneus secos em local coberto.
  6. Vasos: os pratinhos dos vasos devem estar limpos e secos ou coloque areia até a borda.
  7. Pote de ração: lave os potinhos de seu pet ao menos duas vezes por semana.
  8. Piscina: mantenha as bordas das piscinas limpas e a água devidamente tratada com cloro.

Preste atenção também em outros recipientes que podem se tornar criadouros do mosquito

  • O hábito saudável de acumular água da chuva em tonéis, bombonas, caixas d’água ou qualquer reservatório ao nível do solo se tornou também um potencial berçário dos mosquitos. Para evitar que sejam “maternidade” do Aedes, esses reservatórios precisam ser vedados com telas que não permitam a passagem da fêmea em busca de local para colocar seus ovos. Todas as aberturas do recipiente precisam ser vedadas, porque o mosquito é muito pequeno e pode facilmente entrar e sair dele.
  • O pote de água dos animais precisa ser frequentemente lavado com esponja e sabão e não somente completar com água. Também é necessário verificar o bebedouro de passarinhos, que geralmente é deixado em árvores no quintal. A abertura do recipiente é suficiente para o mosquito depositar os ovos.
  • Os brinquedos das crianças devem ser guardados em locais secos e protegidos da chuva. É comum um brinquedo esquecido no quintal acumular água. Também é necessário lavá-los com esponja e sabão para eliminar possíveis ovos depositados nas bordas.
  • Baldes, potes, pneus, garrafas devem ser guardados em locais protegidos da chuva. Se não forem mais usados, devem ser descartados adequadamente.
  • Piscinas precisam ter a água tratada e as bordas lavadas com esponja e sabão ou com produtos próprios para esse fim, inclusive as de plástico, que muitas vezes são esquecidas no fundo do quintal.
  • Restos de construção, telhas, entre outros materiais inservíveis também precisam estar protegidos da água da chuva ou descartados adequadamente.
  • Todo lixo deve ser embalado e descartado adequadamente. As lixeiras precisam estar tampadas e também é necessário lavar a tampa, que pode acumular água.
  • Os vasos de plantas também devem estar livres de pratinhos para reter a água da rega. Na área externa, os vasos não precisam dos pratinhos. Dentro de casa, os pratinhos devem ser preenchidos com areia até a borda, para evitar o acúmulo de água.
  • Também é preciso atenção dentro de casa. Em algumas geladeiras, a bandeja de degelo, que fica na parte de trás, perto do motor, é um verdadeiro paraíso para os mosquitos: escondido, com calor e água. É preciso verificar semanalmente se acumula água e lavar com esponja e sabão.
  • Os aparelhos de ar condicionado, refrigerador portátil e ventiladores que têm recipientes com água também precisam de atenção e limpeza periódica.
- Anuncie Aqui -