Curitiba chega aos 331 anos como a Cidade Mais Inteligente do Mundo

O prefeito Rafael Greca recebeu o principal prêmio do World Smart City Awards, na categoria “Cidades”. Foto: Divulgação

Curitiba completa nesta sexta-feira, 29 de março, 331 anos de sua fundação e tem muito a comemorar: eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo, a cidade se reinventou nos últimos anos, investindo na eletromobilidade no transporte público; integrando seu ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, e assumindo a Inteligência Artificial como aliada; ressignificando seus espaços públicos voltados para o futuro.

Tudo isso sem esquecer da sustentabilidade ambiental, com compromisso em combater as mudanças climáticas, melhorar a governança, investir em saúde, educação, empreendedorismo, proteção ambiental e social.

“Nos 331 anos de Curitiba, o curitibano voltou a ter orgulho da sua cidade. Curitiba se reinventa e sabe permanecer na vanguarda. Aqui, desde 2017 aplicamos a inovação como método para reinventar a cidade e para promover a transformação, a justiça social e fazer frente aos desafios climáticos”, ressalta o prefeito Rafael Greca.

Qualidade de vida

Mais que a projeção por todo o mundo, contudo, o principal resultado reflete na melhoria da qualidade de vida dos 1.773.718 moradores de Curitiba: os serviços da Prefeitura estão na palma da mão com aplicativos como o Curitiba App e o Saúde Já; a cidade está mais segura com a Muralha Digital; e a gestão da cidade está ainda mais inteligente, com o uso de dados em massa do Hipervisor Urbano.

“Aqui, a reinvenção passa pela robótica nas escolas; pelo plantio de 100 mil árvores ao ano; pela Zeladoria Digital; pelo Hipervisor Urbano; pela Pirâimide Solar; pelo transporte elétrico e com uso de energia renovável; pelo Vale do Pinhão apoiando as empresas; e pela Saúde 4.1”, enumerou o prefeito.

Inovadora desde sempre

Curitiba recuperou, nos últimos sete anos, seu DNA de inovação graças a iniciativas de cidade inteligente desenvolvidas pela atual gestão. Tornou-se também a cidade da Pirâmide Solar, das Fazendas Urbanas, do Bairro Novo da Caximba, do plantio de quase 500 mil árvores, dos 50 parques e do acesso à alimentação saudável.

Também é referência nacional como Cidade Educadora, com o incentivo à cultura maker no Fab Lab Cajuru e nos Faróis do Saber Inovação;  e na Saúde 4.1, com o aplicativo Saúde Já e mais de um milhão de atendimentos da Central Saúde Já.

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Transporte com energia renovável

A cidade que foi pioneira na criação dos ônibus BRT (Bus Rapid Transit) nos anos 1990 avança, agora, para a eletromobilidade, com os projetos dos novos Inter 2 e BRT Leste-Oeste.

A partir deste ano, a população terá ônibus elétricos na frota do transporte público, após vários testes em 2023. Veículos eletrificados já são usados pela Guarda Municipal e em táxis. Além disso, as bicicletas compartilhadas podem ser usadas nas opções mecânica e elétrica.

Inteligência Artificial

A capital paranaense é a primeira cidade do país a ter uma Secretaria Municipal de Inteligência Artificial (IA) e mostra ao mundo que segue atenta aos novos movimentos da tecnologia.

Entre os sistemas que utilizam a IA, a Prefeitura lançou a Zeladoria Digital, sistema que utiliza um sensor acoplado a veículos como um “caça-buracos” nas ruas da cidade.

Também lançou o Hipervisor Urbano, uma plataforma de compartilhamento de dados públicos munida de ferramentas capazes de coletar, processar e distribuir informações, possibilitando gerir serviços em tempo real e planejar políticas públicas.

Espaços ressignificados

Os curitibanos ganharam novos espaços urbanos, ressignificados, como a Pirâmide Solar de Curitiba, que transformou um aterro sanitário desativado em uma área de produção de energia solar.

Com o Bairro Novo da Caximba, a Prefeitura está transformando em bairro inteligente uma área de Preservação Ambiental (APA) que vinha sendo degradada e que vai dar moradia digna para a comunidade de 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro.

O Parque São Lourenço se tornou o maior jardim de esculturas do Brasil com a inauguração do Memorial Paranista, com a obra completa do ícone do Paranismo, João Turin. O Passeio Público passou pela maior reforma das últimas décadas, que incluiu o Coreto Digital.

Um antigo quartel foi transformado no charmoso cinema de rua Cine Passeio. E o Teatro do Paiol, que no passado foi um depósito de pólvora, passou a receber os encontros do ecossistema de inovação curitibano nas noites de Paiol Digital.

O Programa Rosto da Cidade da Prefeitura revitalizou 150 espaços públicos e particulares na região central de Curitiba, entre eles o Palácio Belvedere, Casa Hoffmann, Casa Romário Martins, Casa da Memória e Arcadas de São Francisco.

Vale do Pinhão

Criado em 2017, o Vale do Pinhão integrou o ecossistema de inovação curitibano para promover o desenvolvimento socioeconômico de empresas e pessoas, reafirmando o compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação na cidade, com programas gerenciados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Este mês, o Vale ganhou o Pinhão Hub, o centro de inovação que vai ser o ponto de encontro do ecossistema, no Rebouças, para gerar novos negócios e capacitar talentos.

Desenvolvimento econômico

Por meio da Agência Curitiba, o Vale do Pinhão conta com programas para as empresas (Tecnoparque e Invest Curitiba); de empreendedorismo (Bom Negócio, Curitiba Empreendedora e seus nove Espaços Empreendedor e Empreendedora Curitibana) e de formação profissional (1º Empregotech e Empregotech 40+, dentro da Escola de Inovação).

Unicórnios e startups

O Programa Cidade das Startups contribui para o desenvolvimento de suas 604 startups, sendo três delas unicórnios (Ebanx, Olist e MadeiraMadeira), e incentiva as iniciantes nas três unidades do Worktiba, o 1° coworking público do país. Unicórnios são startups com avaliação de mercado superior a 1 bilhão de dólares.

Revolução digital

A Prefeitura promove a inclusão digital dos curitibanos com os 304 pontos do Wi-fi Curitiba, com internet pública gratuita, e investindo em projetos e programas de Governo Eletrônico (e-Gov), que utilizam a Tecnologia da Informação (TI) para tornar os serviços públicos mais acessíveis à população.

Entre eles, a base de dados e-Cidadão permite ao cidadão solicitar maios de 600 serviços digitais; a Agenda Online programa atendimentos presenciais com hora marcada; além da transformação digital de serviços de diversas áreas, como Urbanismo e Finanças.

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Na palma da mão

Também foram lançados pela Prefeitura, a partir de 2017, aplicativos e sites como Saúde Já, Curitiba App, 156 e Nota Curitibana. No trânsito, o EstaR agora é eletrônico, com a compra de crédito por aplicativo.

Abertura de empresa

Reconhecida como uma das melhores cidades do Brasil para empreender, Curitiba reduziu o tempo de abertura de uma nova empresa para, em média, duas horas, resultado da integração digital de serviços.

Apoio para crescer

Também em favor das empresas, a Prefeitura ampliou para 606 as atividades incluídas na Lei de Liberdade Econômica; retomou o Tecnoparque, em 2018; criou o Fundo de Aval Garantidor; e lançou o Invest Curitiba para promover a internacionalização dos negócios das empresas da cidade.

Com o Programa Fala Curitiba, programa premiado internaciolamente, a população participa efetivamente nas decisões do que é prioridade dos investimentos municipais, com sua participação via internet, reuniões nos bairros ou nos pontos móveis. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Fala Curitiba

Com o Programa Fala Curitiba, premiado internacionalmente, a população participa efetivamente das decisões do que é prioridade dos investimentos municipais, com sua participação via internet, reuniões nos bairros ou nos pontos móveis.

Vanguarda

A inédita Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização da iluminação pública de Curitiba inovou com a adoção de um novo modelo de gestão que está renovando 160 mil pontos de iluminação.

Curitiba se antecipou em modernizar as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular e foi uma das primeiras cidades do país a receber o 5G.

Cidade Educadora

A Prefeitura está expandindo o acesso ao ensino em tempo integral. Até o final do ano, 100% das unidades terão essa opção. Em maio, Curitiba vai sediar o Congresso Internacional das Cidades Educadoras.

Mobilidade ativa

Com o Programa Caminhar Melhor, projeto de requalificação de calçadas, a Prefeitura reafirma a prioridade dada ao pedestre e à ciclomobilidade, melhorando a urbanidade e a urbanização de 100 km em calçamento de Curitiba.

A Prefeitura também tem investido na ampliação de 408 km da estrutura cicloviária espalhada pelos bairros até o final de 2025 e já tem 50 estações para o uso compartilhado de 500 bicicletas.

Alimentação saudável e para todos

A capital paranaense ampliou as ações na Segurança Alimentar: subiu de 3,5 para 5 salários mínimos a renda familiar para compras nas 35 unidades dos Armazéns da Família da cidade e 14 unidades na Região Metropolitana, beneficiando 360 mil famílias com alimentos em média 30% mais baratos.

A cidade tem 11 Sacolões da Família; 5 Restaurantes Populares, que oferecem 4,7 mil refeições diárias a R$ 3; ganhou duas Fazendas Urbanas: Cajuru e CIC (em fase de implantação); e tem 168 hortas urbanas cultivadas por 17,9 mil pessoas, produzindo 1,6 toneladas/ano de alimentos orgânicos.

A Prefeitura criou 5 unidades do Mesa Solidária, com 1,1 mil refeições diárias gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade, e o Banco de Alimentos, que já arrecadou mil toneladas de produtos.

Smart City Expo

Na quinta edição do Smart Expo City Curitiba, a capital paranaense se tornou o centro das discussões internacionais sobre cidades inteligentes.

edição deste ano teve recorde de público, com 16,8 mil participantes, vindos de 580 estados, de 50 países, dos cinco continentes, firmando um legado para a cidade como referência em cidades inteligentes.

Saúde 4.1

Primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para a covid-19, ultrapassou 1 milhão de atendimentos pela Central Saúde Já este mês. O SUS Curitibano é vanguarda em serviços que usam a tecnologia em favor do indivíduo, dentro do modelo da Saúde 4.1, como o Aplicativo Saúde Já.

Sustentabilidade ambiental

Aos 331 anos, a cidade avança com ações pioneiras como o Programa Curitiba Mais Energia, que populariza o uso de energia renovável com a Pirâmide Solar; a instalação dos painéis fotovoltaicos em diversos pontos da cidade; e a miniusina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel.

Os programas 100 Mil Árvores e o Amigo dos Rios contribuem para tornar a capital uma cidade neutra em emissões até 2050 e os 90 pontos dos Jardins de Mel incentivam a preservação das abelhas nativas sem ferrão.

A cidade teve a volta da Família Folhas na Educação Ambiental e conta com ações pioneiras de coleta consciente, Lixo que Não é Lixo, Câmbio Verde e Ecocidadão.

Muralha Digital

Na área de segurança, a Muralha Digital alia policiamento e tecnologia da informação com a Central de Controle Operacional (CCO) conectada a cerca de 1,9 mil câmeras nas ruas, que já reduziram em 40% a criminalidade onde estão dispostas.

Cultura e esporte

O Portal Curitiba em Movimento simplificou a matrícula em atividades físicas, de esporte e esporte e lazer ofertadas pelo município.

Na Cultura, a capital paranaense foi a primeira a lançar os editais da Lei Paulo Gustavo, com R$ 14,7 milhões em recursos. O Guia Curitiba é a plataforma da Prefeitura que centraliza todos os eventos da cidade.

Destino turístico inteligente (DTI)

Curitiba se destaca como uma das primeiras a ter sido certificada como Destino Turístico Inteligente (DTI) e se tornou o 3º destino mais procurado no Brasil por estrangeiros para turismo de negócios e eventos.

A cidade voltou a ser a capital brasileira do Natal, com a maior programação de fim de ano do Brasil. Em sete anos, o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais somou 300 dias de atrativos gratuitos. Só em 2023, o evento reuniu 2 milhões de pessoas. Com a redução do ISS para eventos, em 2017, se consolidou na rota de grandes apresentações artísticas.

- Anuncie Aqui -