Depois de o asfalto cobrir o saibro, moradores de Curitiba relatam dias de casa limpa e caminhos seguros

A Rua Santa Terezinha, no Umbará, recebeu os trabalhos do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura. Curitiba, 05/04/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

“A vida melhorou e os dias ficaram mais produtivos porque a rua, pela primeira vez, ganhou asfalto e melhoria na drenagem.” O depoimento é da aposentada Maria Zonta, uma das moradoras mais antigas da Rua Santa Teresinha, no Umbará, a 22,7 km do Centro de Curitiba.

As obras de infraestrutura que modificaram para melhor a paisagem e a rotina dos moradores foram concluídas pela Prefeitura de Curitiba no início do mês, pelo programa Asfalto no Saibro.

Com o pavimento, que acabou com um passado de buracos, poeira e muita lama, a via recebeu galerias pluviais, bueiros e meio-fio. A intervenção aconteceu ao longo de 622 metros desde a Ângelo Gai até o final da rua e está alinhada ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Segundo a moradora, o tempo antes gasto com a limpeza das calçadas, que ficavam constantemente sujas pela poeira, agora é dedicado aos cuidados dos netos.

A Rua Santa Terezinha, no Umbará, recebeu os trabalhos do programa Asfalto no Saibro, da Prefeitura. Na imagem, Maria Zonta. Curitiba, 05/04/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

“Ficou mais fácil, a poeira não invade mais a casa e sobra tempo para curtir as crianças, as coisas boas da vida. A circulação ficou mais segura também”, disse Maria Zonta.

Desenvolvimento local

Criado pelo prefeito Rafael Greca, o programa Asfalto no Saibro tem revolucionado as ruas de Curitiba nos bairros das dez administrações regionais, proporcionando uma significativa melhoria no cotidiano das comunidades e impulsionando o desenvolvimento local.

Desde a sua implantação em 2018, o programa Asfalto no Saibro assegurou à cidade mais de 135 km de obras já concluídas. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), o programa está na sétima etapa de ações, com obras em andamento nos bairros.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca o objetivo da Prefeitura de, até o fim do ano, atender com o programa todas as ruas oficiais do município que ainda são de saibro.

“Estamos transformando a cidade e investindo onde realmente faz diferença para os cidadãos. O Asfalto Novo vai além da infraestrutura viária, é sobre proporcionar uma vida melhor para todos”, disse Rodrigues.

- Anuncie Aqui -