Estaduais definem campeões com muita festa pelo Brasil

www.asemananews.com.br
Vitória é o campeão baiano de 2024 Créditos: Victor Ferreira/EC Vitória

Palmeiras, Flamengo, Vitória, Grêmio, Atlético-MG e Sport são alguns deles

Foi um fim de semana de decisões por vários cantos do País, com os jogos finais dos Estaduais. Até o momento, 15 campeonatos já terminaram, incluindo o do Distrito Federal. No Rio, o Flamengo derrotou duas vezes o Nova Iguaçu e conquistou o Carioca pela 38ª vez. O Palmeiras reverteu vantagem do Santos, com um futebol bastante aplicado, técnico e objetivo, e foi tricampeão paulista com muita festa no Allianz Parque.

Numa das finais mais emocionantes, o Vitória sagrou-se campeão baiano, depois de uma virada histórica (3 a 2) sobre o Bahia no Barradão, e na sequência, segurando o empate (1 a 1), na Fonte Nova. Quebrou um jejum de títulos após sete anos.

Em Minas, num Mineirão só com torcida do Cruzeiro, o Atlético derrotou o rival por 3 a 1 e, como havia empatado o primeiro jogo, garantiu o pentacampeonato, chegando a 49 títulos estaduais.

Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro no Mineirão para conquistar o estadual de 2024Atlético Mineiro venceu o Cruzeiro no Mineirão para conquistar o estadual de 2024
Créditos: Pedro Souza / Atletico

No Rio Grande do Sul, o Grêmio conseguiu uma façanha – foi heptacampeão do Gaúcho. Depois de empate com o Juventude fora de casa, o Tricolor venceu por 3 a 1 na Arena do Grêmio, de virada, e sua torcida fez a festa que se estendeu por Porto Alegre e outras cidades do Estado.

No Paraná, o Athletico não tomou conhecimento do Maringá, derrotando-o duas vezes na final e conquistando o bicampeonato. Outro Atlético, o de Goiás, também ergueu troféu no fim de semana ao superar pela segunda vez em uma semana o Vila Nova. Nos últimos seis Goianos, o Atlético venceu cinco.

Palmeiras conquistou o Paulistão 2024 sobre o SantosPalmeiras conquistou o Paulistão 2024 sobre o Santos
Créditos: Fábio Menotti/Palmeiras

Em Pernambuco, o Sport aproveitou bem a vantagem inicial – fez 2 a 0 no Náutico nos Aflitos – e, com o 0 a 0, na Arena Pernambuco, ganhou o título. Já no Cearense, a disputa foi bem mais acirrada. Após dois empates, Ceará e Fortaleza definiram a competição nas cobranças de pênaltis e o Vozão se saiu melhor (3 a 2), num momento importante para a auto-estima do torcedor do clube, chateado com a permanência do time na Série B do Brasileiro.

No Catarinense, o Criciúma conquistou seu 12º título em dois bons duelos contra o Brusque. Beneficiado por ter vencido o adversário fora de casa por 2 a 1, assegurou a taça com o empate por 1 a 1 em Criciúma.

Criciúma superou o Brusque e venceu o Catarinense de 2024Criciúma superou o Brusque e venceu o Catarinense de 2024
Créditos: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa C.E.C.

No Alagoano, o CBR foi campeão pela 34ª vez. Dessa vez, deixou o ASA como vice. Ganhou duas vezes do adversário e conquistou o tri estadual pela quarta vez.

Pelo Candangão, o Ceilândia bateu o Capital, após dois empates, na disputa por pênaltis, encerrando jejum de 12 anos. Mérito total para o goleiro Thiago Santos, que defendeu quatro cobranças, e acabou como herói do título.

Já no Mato Grosso, o Cuiabá conquistou o tetracampeonato ao derrotar duas vezes o União Rondonópolis pelo mesmo placar: 1 a 0. O clube mantém assim sua hegemonia no Estado, alcançada nos últimos anos.

Flamengo superou o Nova Iguaçu e voltou a conquistar o CariocaFlamengo superou o Nova Iguaçu e voltou a conquistar o Carioca
Créditos: Gilvan de Souza / CRF

No Tocantins, o União voltou a comemorar um título estadual depois de 30 anos, graças a duas vitórias por 1 a 0 sobre o Tocantinópolis.

De todos os campeões estaduais de 2024 até o momento, nenhum teve a ascensão tão rápida quanto o Altos-PI. O clube tem dez anos de fundação e conseguiu seu quarto título da Primeira Divisão do Piauí. Passou pelo Parnahyba nos pênaltis após dois resultados iguais.

Ceará conquistou o Cearense em um final emocionante contra o FortalezaCeará conquistou o Cearense em um final emocionante contra o Fortaleza
Créditos: Felipe Santos / Ceará SC

Confira como estão os 12 campeonatos estaduais ainda em andamento:


Acre
 – Campeonato aguarda início do segundo turno;

Amapá – Primeira fase em andamento;

Amazonas – Final em jogo único entre Amazonas e Manaus;

Espírito Santo – Rio Branco de Venda Nova e Rio Branco disputam o título. No primeiro jogo, o Rio Branco VN perdeu em casa por 2 a 1. No sábado (13), voltam a se enfrentar no Kleber Andrade;

Mato Grosso do Sul – Final entre Dourados e Operário em dois jogos;

Maranhão – Maranhão, Tuntum, Sampaio Corrêa e Imperatriz estão na disputa da fase semifinal. Na primeira rodada, o Tuntum venceu o Maranhão por 1 a 0 em casa e o Sampaio Corrêa, como visitante, derrotou o Imperatriz por 2 a 0;

Pará – Paysandu e Remo disputam o título. No primeiro confronto, o Paysandu venceu por 2 a 0. Voltam a jogar no domingo (14), no Mangueirão;

Paraíba – Sousa e Botafogo disputam o título. No primeiro jogo, houve empate por 0 a 0 em Sousa. Voltam a se enfrentar no sábado (13), no Almeidão;

Rio Grande do Norte – Santa Cruz de Natal e América disputam a final do segundo turno em jogo único (dia 10, quarta-feira).  Se o América vencer, serão campeão estadual, pois ganhou o primeiro turno;

Rondônia – Primeira fase em andamento;

Roraima – Primeiro turno em andamento;

Sergipe – Final entre Sergipe x Confiança em dois jogos.

Cuiabá é o campeão mato-grossense de 2024Cuiabá é o campeão mato-grossense de 2024
Créditos: AssCom Dourado

- Anuncie Aqui -