Prefeitura de Curitiba abre mais 1.690 vagas gratuitas para a prática de atividade física nas piscinas do município

www.asemananews.com.br
Smelj disponibiliza mais 1.690 vagas gratuitas para a prática de atividade física nas piscinas de Curitiba. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) volta a convidar os curitibanos, maiores de 18 anos, a praticar atividade física nas piscinas de Curitiba. Assim, a Smelj vai oferecer, a partir das 9h da próxima sexta-feira (12/4), mais 1.690 vagas, espalhadas pelas regionais da capital, visando à prática de atividades físicas e esportivas nas piscinas. Nestas vagas aquáticas incluem-se aulas de natação, hidroginástica e a modalidade Raia Livre.

“A prática da atividade física na piscina proporciona bem estar social, benefícios à saúde e uma qualidade de vida muito melhor. Por isso, a Smelj está esperando que os curitibanos se inscrevam e tenham uma vida com saúde e bem estar por meio do esporte e da atividade física”, afirmou o secretário Carlos Pijak Jr.

As vagas estão assim distribuídas entre as modalidades: natação (303, sendo 11 para pessoas com deficiência), hidroginástica (621, sendo 19 para PCD) e Raia Livre, exclusivo para quem já sabe nadar (719, sendo 17 para PCD).

Para se inscrever na Raia Livre, os candidatos devem ter 18 anos completos. Adolescentes podem participar desde que os responsáveis estejam inscritos no programa e façam o treino junto. O tempo de utilização da raia da piscina será de 45 minutos, uma vez por semana.

Outras modalidades

Para todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos também estão disponíveis mais de 4.500 vagas, ofertadas por meio de 90 modalidades nos equipamentos da Prefeitura, como: Clubes da Gente, Centros de Esporte e Lazer, Centros de Iniciação ao Esporte, Centros da Juventude, Centros de Atividade Física, Pista de BMX e Ruas da Cidadania.

Entre as modalidades estão aulas de tênis, tênis de mesa, corrida de orientação, voleibol, ciclismo, hockey, basquete, handebol, BMX, escalada, escalada esportiva, badminton, bocha, ginástica, patinação, esgrima, triathlon, ritmos, dança, boxe, capoeira, karatê, jiu-jitsu e muito mais.

Como se matricular

Para tornar-se um aluno é preciso o registro no e-Cidadão, cadastro único do município de Curitiba, fornecendo o número do CPF e escolhendo uma senha.

Após esse registro, o interessado acessa a Área do Aluno no portal Curitiba em Movimento, quando necessário responde ao Q-PAF (Lei 16.017/2022), escolhe a atividade do seu interesse e o centro esportivo que quer frequentar. Se houver vaga disponível, o aluno realiza a inscrição e agenda data para avaliação física.

Para as atividades aquáticas é obrigatória a inclusão da declaração dermatológica no ato da inscrição.

Desta forma, a participação nas aulas é autorizada quando os interessados forem aprovados na avaliação física agendada.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais ações da gestão do prefeito Rafael Greca. Consequentemente, essa gestão traz conceitos importantes como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora.

Portanto, buscando valorizar a importância da saúde e bem-estar para os curitibanos, a Prefeitura mobiliza continuamente todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Mais informações entre em contato pelos seguintes telefones:

  • Regional Bairro Novo: (41) 3221-2834
  • Regional Boa Vista: (41) 3313-5648
  • Regional Boqueirão: (41) 3313-5525
  • Regional Cajuru: (41) 3221-2484
  • Regional CIC: (41) 3221-2924
  • Regional Matriz: (41) 3323-7894
  • Regional Pinheirinho: (41) 3313-5428
  • Regional Portão: (41) 3350-3980
  • Regional Santa Felicidade: (41) 3221-2506
  • Regional Tatuquara: (41) 3221-2650

 As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais ações da gestão do prefeito Rafael Greca. Do mesmo modo, essa gestão traz conceitos importantes como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. Assim, buscando valorizar a importância da saúde e bem-estar para os curitibanos, a Prefeitura mobiliza continuamente todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

- Anuncie Aqui -