Aplicativo Saúde Já Curitiba completa sete anos de funcionamento com 2,3 milhões de usuários

www.asemananews.com.br
Foto: Pedro Ribas/SMCS

O aplicativo Saúde Já Curitiba completa sete anos de funcionamento nesta sexta-feira (12/4). Com mais de 2,3 milhões de usuários, é a principal ferramenta de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

O Saúde Já facilita o acesso a diversos serviços de saúde, como agendamento de consultas com médicos, enfermeiros e dentistas, além da confirmação de exames e consultas especializadas, o que evita deslocamentos desnecessários. Isso ajudou o aplicativo a fazer parte do dia a dia dos moradores.

“O meu coração curitibano se enche de alegria com o sucesso do aplicativo Saúde Já, um anjo virtual que auxilia a população da nossa linda cidade a manter o seu bem-estar”, disse o prefeito Rafael Greca, que lançou o então projeto-piloto em 2017, na Unidade de Saúde Parolin.

A psicóloga Sandra Maria Duarte, 61 anos, usa o aplicativo desde julho de 2023 para tirar dúvidas e fazer consultas. Ela diz que o atendimento é excelente, seja na triagem com o enfermeiro ou na videoconsulta com o médico. “Já recomendei o aplicativo para várias pessoas, principalmente as que moram sozinhas”, afirmou.

“No conceito que chamamos de Saúde 4.1, o atendimento traz a tecnologia para a rotina dos profissionais e a serviço do cidadão. O aplicativo foi o nosso pontapé inicial. A Central Saúde Já Curitiba é resultado desse esforço”, analisou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Serviços

Há muitos serviços dentro do aplicativo. É por ele que a Prefeitura de Curitiba envia alertas de vacinação e mensagens com orientações para saúde preventiva e esclarecimento de dúvidas. No Saúde Já é possível ver a carteira vacinal e o acompanhamento completo da imunização.

O aplicativo ainda permite videoconsultas com médicos e enfermeiros da Central Saúde Já Curitiba, o que otimiza o tempo dos pacientes. Só em 2024 já foram emitidas 20 mil receitas médicas; em 2023, foram 72 mil receitas encaminhadas pelo aplicativo.

Desde seu lançamento, o aplicativo passa por constantes aperfeiçoamentos para atender às necessidades da população. As atualizações incluem:

  • Cadastro na rede municipal de saúde para simplificar acesso a serviços;
  • Agendamento de consultas de enfermagem e odontológicas;
  • Emissão de alertas para vacinas atrasadas: promovendo a saúde preventiva;
  • Confirmação de consultas e exames: evitando deslocamentos desnecessários;
  • Acompanhamento do pré-natal com visitas virtuais à maternidade;
  • Ferramentas de avaliação de contrações uterinas para apoio às futuras mamães;
  • Net Promoter Score (NPS): recebe a notificação para avaliar o SUS de Curitiba. Entre 2018 e 2023, com mais de 4 milhões de avaliações, a nota atingiu 8,44;
  • Cadastro de dependentes para facilitar acesso à saúde para toda a família;
  • Integração com os dados pessoais da Prefeitura de Curitiba para maior segurança na proteção dos dados;
  • Visualização de todos os exames laboratoriais realizados na rede pública de saúde, com histórico completo da saúde do paciente.

Números do aplicativo Saúde Já Curitiba

38 milhões de mensagens enviadas
760 mil consultas agendadas em serviços especializados
150 mil documentos médicos, principalmente receitas, enviados para agilidade e praticidade no acesso à informação

- Anuncie Aqui -