Comitiva conhece estrutura do sistema de transporte de Curitiba para preparar nova concessão

www.asemananews.com.br
Comissão do BNDES conhece rede de transporte de Curitiba. Curitiba. Foto: Hully Paiva/SMCS

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e integrantes do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax conheceram nesta quinta-feira (11/4) a Rede Integrada de Transporte de Curitiba.

A ação faz parte da estruturação da nova concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) do transporte coletivo de Curitiba, iniciada na última quarta-feira (10/4).

Integram o consórcio vencedor do edital para a coordenação do projeto as empresas Oficina Engenheiros Consultores Associados (empresa líder do consórcio), Addax Assessoria Econômica e Financeira, Rhein Schirato Meireles Sociedade de Advogados e TYLyn – GPO Sistran Engenharia.

Mobilidade de Curitiba

Durante a visita técnica, a comitiva do BNDES e consórcio conheceu iniciativas como os corredores dos BRTs, o Hipervisor Urbano, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e alguns dos terminais de ônibus da cidade.

De acordo com a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme, o objetivo foi mostrar como está estruturada a mobilidade urbana de Curitiba, além de promover a integração entre as equipes.

“É importante que esses representantes, que não são de Curitiba, conheçam nosso sistema de transporte. Por isso, hoje eles viram como funciona a nossa rede e alguns dos nossos mecanismos de administração pública”, explicou Ana Jayme.

Gerência do transporte

No Centro de Controle Operacional (CCO), integrado à Muralha Digital e administrado pela Urbs, a comitiva conheceu a gestão integrada do transporte coletivo de Curitiba, através do SIM – Sistema Integrado de Mobilidade.

“Nós já tínhamos ouvido falar de todo esse sistema, mas ter a chance de ver tudo é outra coisa, além de facilitar o planejamento. Essa forma de monitoramento vai agilizar muitas das ações que ainda podemos fazer na cidade”, afirma o administrador da Oficina Engenheiros, Arlindo Fernandes.

Hipervisor Curitiba

Os representantes também conheceram o Hipervisor Curitiba, ferramenta inovadora criada para dar suporte ao planejamento da cidade. Instalada no Palácio da Inovação, a estrutura foi inaugurada em fevereiro deste ano pela Prefeitura.

O Hipervisor é coordenado por 23 técnicos e faz a gerência de serviços em tempo real. Ao integrar diversas áreas da administração pública, a ferramenta facilita o planejamento de políticas públicas, a divulgação de informações, a prestação de contas e a gestão de riscos.

“Curitiba tem uma dedicação bem perceptível no planejamento urbano e na integração de todos os serviços da cidade e o Hipervisor deixa tudo isso mais evidente. Eu nunca tinha visto esse tipo de sistema, com tantas possibilidades”, afirmou a gerente do projeto do BNDES, Paula Fogacci.

Cronograma dos trabalhos

Esta foi a primeira visita técnica do grupo que está encarregado de fazer os estudos para a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba. A entrega do modelo para a concessão está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. Já o leilão deve ocorrer até setembro do mesmo ano.


Comitiva que prepara nova concessão elogia estrutura do transporte de Curitiba

www.asemananes.com.br
A comitiva que visita Curitiba, participou de um workshop no Salão de Atos do Parque Barigui. Curitiba. Foto: Hully Paiva/SMCS

A estrutura e o histórico de planejamento da mobilidade urbana da capital foram apontados como pontos positivos por técnicos do BNDES e do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax que estão estruturando o novo modelo de concessão do transporte coletivo da cidade.

A comitiva passou dois dias (10 e 11/4) em Curitiba em visita que envolveu a realização de workshop no Salão de Atos do Parque Barigui com técnicos da Urbanização de Curitiba (Urbs), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento. Além disso, a comitiva foi à campo para conhecer a estrutura e gestão do transporte coletivo, como os terminais de ônibus, canaletas do BRT e o Centro de Controle de Operações (CCO), da Urbs.

Os encontros marcaram o início da estruturação e modelagem da nova concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) do transporte coletivo de Curitiba, que prevê a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) e a descarbonização gradual da frota, com forte aposta em ônibus elétricos.

Estrutura elogiada

O chefe do departamento de Estruturação de Projetos de Mobilidade Urbana do BNDES, Arian Bechara, disse que ficou bem impressionado com o que o encontrou em Curitiba.

“Curitiba já é um município que tem uma estrutura de mobilidade urbana bastante evoluída e os consultores estão conhecendo esta realidade para começar os projetos que vão nortear o novo modelo de concessão”, disse Bechara.

Para Arlindo Fernandes, gerente do consórcio Oficina-Gpo-Rhein-Addax, os dois dias de encontro foram muito proveitosos para conhecer todos os técnicos diretamente envolvidos e os desafios para formatar o novo modelo de concessão.

“As expectativas são muito boas para a cidade, tanto na concessão da Rede Integrada de Transporte quanto à eletromobilidade. As metas são usadas em termos de busca de uma qualificação do transporte e vamos trabalhar com bastante empenho em cumprir nossos produtos, nossas entregas e também construir esse modelo com Curitiba”, disse o gerente.

Ligeirão Norte-Sul

Os técnicos do Ippuc apresentaram o planejamento urbano da cidade e detalhes sobre o recém implantando Ligeirão Norte/Sul, a linha 250 do transporte de Curitiba que passou a ligar o Santa Cândida ao Pinheirinho, com trajeto de 38 km (ida e volta) e redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto.

“Nós temos muito conhecimento acumulado para fazer esta nova concessão porque os estudos começaram a ser feitos há décadas. É uma bagagem que vai nos dar um bom apoio neste processo”, disse a assessora de Investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Jayme.

Novos projetos e eletromobilidade

Os técnicos do BNDES e do consórcio também conheceram o projeto, atualmente em execução, do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade Novo Inter 2, que será a plataforma de entrada dos ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT). O projeto prevê melhorias nos 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II.

Outro destaque foi o Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, que prevê a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba. As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.

Próximas etapas

A primeira etapa dos estudos prevê um relatório de diagnóstico e reestruturação da RIT e estudo de demanda, que deve ser concluído no terceiro trimestre de 2024.

A segunda etapa, prevista para o primeiro trimestre de 2025, contempla relatórios de avaliação ambiental e jurídico, estudo de engenharia e técnico-operacional, avaliação econômico-financeira e proposição de modelo de concessão.

Para o segundo trimestre de 2025 estão previstas as realizações de consulta e audiência pública e a publicação do edital e, no terceiro trimestre, o leilão.

Modelo de negócio

No edital será definido o novo modelo de negócio do sistema, com regras de atuação, integração, investimentos, remuneração, garantias e prazo da concessão do transporte coletivo.

- Anuncie Aqui -