Prefeitura de Curitiba tem 160 turmas de atividades físicas gratuitas exclusivas ao público idoso

www.asemananews.com.br
Atividades físicas voltadas aos idosos no Centro de Iniciação ao Esporte CIC. Na imagem: Maria Isabel Pinheiro Gonçalves. Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promove mais de 160 turmas de atividades físicas em todas as regionais de Curitiba voltadas exclusivamente ao público acima de 60 anos. Dentre as diversas modalidades, hidroginástica, alongamento, pilates e dança.

As aulas são gratuitas e as inscrições são feitas pelo portal Curitiba em Movimento, conforme a disponibilidade de vagas. Por lei, alunos nesta faixa etária devem apresentar o comprovante de aptidão física.

Uma das atividades voltadas para pessoas acima de 60 anos é a bocha sênior, no Centro de Iniciação ao Esporte CIC (Rua Sebastião Ribeiro Batista, 152). O exercício acontece das 9h às 11h nas quartas-feiras.

O professor Fabio Luis Ribeiro de Lima, 49 anos, conta que a atividade é adaptada para o público, levando em consideração dificuldades de locomoção ou outras questões ligadas à saúde. Divididos em duas equipes, na partida, os jogadores marcam pontos lançando bolas que devem se aproximar de uma bola alvo.

As regras são as mesmas usadas nas paraolimpíadas. As bolas são mais leves do que em uma partida de bocha regular. “Eles trabalham a precisão, concentração e a coordenação enquanto se divertem, respeitando as diferenças de cada um”, explica.

“Para executar as atividades do dia a dia e manter a qualidade de vida, a pessoa idosa precisa de força”, diz Lima.

Uma das primeiras participantes da turma de bocha, Maria Isabel Gonçalves, 77 anos, conta que o exercício ajudou a melhorar a dor que sentia na coluna e na perna. “É muito bom para o corpo e para a cabeça”, relata.

Xô, depressão

Além da aula de bocha, Carmem Lucia da Silva, de 63 anos, participa da turma de ritmos e da musculação.

“Para mim, começar essas atividades foi uma mudança radical. Eu estava entrando em depressão. Agora, o exercício faz parte da minha rotina e fiz amizades que levo para vida”, conta.

A convivência com outras pessoas também foi motivação para José Lopes, 64 anos, que começou a frequentar as aulas há um mês. “Antigamente, eu jogava bocha com meus amigos. Senti saudade e vontade de voltar.” Para ele, a atividade é importante para a saúde e a mente. “É uma diversão e uma academia ao mesmo tempo”, brinca.

Outras turmas

Além das turmas com atividades exclusivas para os idosos, pessoas de todas as idades podem participar das 597 turmas que recebem alunos dos 18 aos 99 anos de idade. “Se tiver a vaga disponível e a pessoa estiver apta a praticar aquela atividade, é só se inscrever”, avisa a gerente da Smelj, Juliana Silva Pereira.

Todo o processo de identificação das turmas com vagas, a inclusão do atestado de aptidão física e a matrícula nas atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura é feito pelo site Curitiba em Movimento.

O primeiro passo é ter um cadastro no e-Cidadão, base de dados única do Município. Para o registro, é necessário informar o CPF, o e-mail pessoal do interessado na vaga e fazer uma senha. Além de permitir a recuperação da senha quando necessária, é pelo e-mail cadastrado no e-Cidadão que a Smelj poderá informar, por exemplo, as turmas com vagas disponíveis, caso o aluno escolha ser avisado.

Ao acessar a área do aluno é possível pesquisar por regional, de acordo com o bairro onde a pessoa mora e identificar o centro esportivo que tem a oferta de atividades. Para fazer a matrícula, será necessário anexar o atestado médico que deve ser recente e terá validade por 12 meses. Depois de fazer a inscrição, é agendada data para avaliação física feita pelo professor.

Quem tiver dúvidas no momento de fazer o cadastro pelo site pode procurar as unidades da Smelj nas regionais para ter auxílio. Confira AQUI os endereços.

- Anuncie Aqui -