Atlético domina, manda quatro na trave, mas Atletiba termina em 1 a 1 na Arena

O Atletiba deste domingo, na Arena da Baixada pela 23ª rodada do Brasileiro terminou empatado em 1 a 1, placar típico de um clássico, mas o resultado final não serve para resumir o jogo. Atlético e Coritiba fizeram uma partida com todos os ingredientes de um grande clássico. O Atlético foi superior (e muito) em grande parte do jogo, tanto que mandou quatro bolas na trave e sofreu dois pênaltis, um deles, desperdiçado por Nikão e outro anotado por Gedoz que empatou o jogo aos 40´do segundo tempo, depois do zagueiro Werley abrir o placar para o Coritiba, aos 41´, do primeiro.

Logo nos primeiros minutos, os times mostraram como se comportariam: o Atlético-PR ocupando mais os espaços do gramado, com uma postura ofensiva e o Coritiba bem organizado defensivamente, com a prioridade em anular as jogadas do rival (especialmente o atacante Nikão) e nos contra-ataques, sair em velocidade para buscar o gol.

O jogo foi intenso, mas apesar da boa movimentação, os lances de perigo só saíram após os 20´. O zagueiro Paulo André, aos 29, de cabeça após escanteio, mandou a bola na trave e quase abriu o placar para o time da casa. Dez minutos depois, Lucas Fernandes recebeu na frente e soltou uma pancada, mas Wilson fez boa defesa. A chance mais clara de gol para o Atlético veio aos 40´, quando Lucas Fernandes invadiu a área e Alan Santos o derrubou. O pênalti, contudo, foi desperdiçado por Nikão que mandou a cobrança na trave.

E a velha máxima do futebol de quem não faz, toma, castigou o Atlético. Quatro minutos depois de perder a penalidade, o Atlético sofreu o gol. O zagueiro alviverde subiu mais alto em cobrança de escanteio e testou firme para balançar a rede.

No segundo tempo, o panorama não mudou. Enquanto o Atlético tomava a iniciativa do jogo, criando jogadas ofensivas pelos lados do campo, o Coxa se defendia bem. Wilson fez duas boas defesas antes dos 15´, em finalizações de Lucas Fernandes e Paulo André.

O Coxa assustou com um chute do atacante Kléber que voltava ao time depois de 12 rodadas. Depois desse lance, os técnicos começaram a promover alterações. O jogo continuou movimentado, especialmente com a entrada de Felipe Gedoz que substituiu Lucas Fernandes. O meia, no primeiro lance em campo, quase empatou o jogo para o Atlético. Aos 25´, ele cobrou uma falta com categoria perto da área, mas a bola – pela terceira vez seguida – explodiu na trave do goleiro Wilson.

Em seguida, Ribamar que entrara no lugar do apagado Éderson, girou bonito na grande área, mas a bola passou perto do gol. O Coxa assustou aos 36´, com uma investida de Rildo que aproveitou vacilo da defesa na grande área, mas na tentativa de chegar no lance foi derrubado por Rosseto. Contudo, a arbitragem erroneamente não anotou o pênalti. Na jogada seguinte, nova falta dentro da área, desta vez para o Atlético, em cima de Felipe Gedoz que o árbitro Anderson Daronco não titubeou. O meia se encarregou da cobrança e mandou com firmeza para a rede: 1 a 1.

Nos minutos finais, Ribamar ainda teve a chance de virar, mas a bola novamente parou no poste. O empate no emocionante Atletiba manteve o Atlético na briga pelo G6 (na nona posição, com 31 pontos) e o Coxa continua o drama contra o rebaixamento – na 15ª, com 27 pontos.

Ao final do jogo, o zagueiro coxa-branca Werley foi expulso após discutir com a arbitragem, clima que ainda continuou quente nos vestiários, mas nada que pudesse manchar a imagem de um belo clássico.

Atualizado às 21h09

- Anuncie Aqui -