Contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico da TV aberta na RMC

O sinal analógico da TV está com os dias contados em Fazenda Rio Grande e outras 26 cidades paranaenses. Como vêm ocorrendo em várias cidades brasileiras, o sinal analógico será desligado no Paraná no dia 31 de janeiro de 2018, mas antes dessa data, alguns procedimentos estão em curso para que a população migre para o sinal digital. Como é necessário (para as TVs de tubo) possuir um conversor e antena de UHF para captar o sinal digital, o Governo Federal está disponibilizando gratuitamente esse kit digital para beneficiários dos programas sociais.

Em Fazenda Rio Grande são aproximadamente 16 mil pessoas que podem solicitar o kit de televisão digital. Para isso, basta ligar para o telefone 147 ou pela internet no site do Seja Digital para saber se a pessoa tem ou não o direito a receber o kit.

Com os equipamentos, o telespectador poderá assistir à programação com qualidade superior de som e imagem. “O sinal digital da TV aberta garante mais qualidade de som e imagem, livre de chiados, chuviscos e fantasmas”, afirmou Antonio Carlos Martelletto, diretor-geral da Seja Digital, entidade administradora de processo de redistribuição e digitalização de canais de TV, criada pela Anatel e responsável por operacionalizar a migração entre os sinais.

Durante o período de transição, os telespectadores que assistem aos canais de TV aberta passarão a visualizar um sinal com a letra “A” no canto da tela do televisor. Isso indicará que o sinal recebido ainda é analógico, exigindo dos usuários providências para o recebimento adequado do sinal digital. Isso deve ocorrer antes da data marcada para o desligamento definitivo do sinal analógico.

Além da imagem mais nítida e som com maior qualidade, o que faz com que o usuário dê adeus aos ruídos e interferências, o sinal digital também permite maior mobilidade e interatividade. Como recursos interativos estão, por exemplo, o acesso a conteúdos adicionais de informação de bastidores, galerias de imagens de programas, oferta de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em formato de textos, além de tudo ser de graça.

O que fazer para receber o sinal digital?

Para continuar assistindo à programação de TV nos canais abertos pelo sinal digital, é necessário, primeiramente, identificar o tipo de aparelho que se tem em casa. Atualmente, há dois tipos de televisores: as TVs de tubo e as TVs de tela fina.

A TV de tubo também requer a instalação de um aparelho conversor de sinal. Televisores de tela fina, que não trazem o conversor embutido, terão as mesmas exigências das TVs de tubo. A maioria dos televisores de tela fina já traz o conversor embutido e necessita apenas da conexão com uma antena UHF, seja um modelo externo ou um interno.

Kits Sociais – No período de transição entre sinais, serão distribuídos cerca de 320 mil kits com antenas e conversores para famílias de baixa renda, cadastradas em Programas do Governo Federal.

Para isso, os interessados deverão realizar um agendamento junto ao Programa de Distribuição de Kits, fornecendo o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS), para saber se está na lista de beneficiário para retirar um kit gratuito.

Para as TVs de tubo são necessários equipamentos especiais, como antenas e conversores para adaptá-las às condições que possibilitam o recebimento do sinal digital. Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser UHF e os modelos mais recomendados são do tipo externo, que são fixadas no telhado da residência.

Confira o calendário de desligamento do sinal analógico no Paraná

 

No Brasil, o processo de desligamento da TV analógica já começou desde abril de 2015. Segundo o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal desligado até 2018. A mudança para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico para o país.

O Diário Oficial divulgou no último dia 26 de agosto o calendário do desligamento do sinal analógico de TV, em cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Segue a lista:

Data do desligamento: 31/01/2018 
Almirante Tamandaré,Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul,Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo,Contenda, Curitiba,Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.

 

- Anuncie Aqui -