Curitiba busca concretizar projetos na área de energia sustentável

Em 1996, Curitiba foi vencedora do Prêmio Mundial do Habitat, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na época, administrada pelo prefeito Rafael Greca, a cidade se destacou pelas soluções ecológicas no planejamento urbano. Agora, a Prefeitura busca concretizar projetos na área de energias sustentáveis e, para isso, tem estabelecido parcerias importantes.

Nesta segunda-feira (2/10), Greca recebeu o presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter, com quem discutiu alguns programas, considerados prioritários. “O primeiro deles é transformar o prédio central da Prefeitura em uma usina de captação de energia solar, totalmente abastecido por uma energia limpa e com custo zero ao contribuinte”, explicou Greca.

Outra possibilidade, contou Greca, é a “transformação do Aterro da Caximba em uma usina elétrica e de biogás, de acordo com um projeto concebido pela Universidade Federal do Paraná”, comentou. Segundo o prefeito, são formas de aumentar a eficiência energética do município.

O gasto anual da Prefeitura com energia elétrica fica em torno de R$ 55 milhões, sendo 90% com a iluminação pública.

Guetter ressaltou que a energia elétrica é um fator fundamental no desenvolvimento de qualquer cidade inteligente. “Curitiba, ao se aproximar da Copel, persegue o objetivo de oferecer uma energia de maior qualidade”, explicou. O presidente da Copel – maior empresa sediada em Curitiba – também lembrou que o caminho é importante na oferta de novos serviços, como carros e motocicletas elétricas.

Participaram o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o diretor do setor de Novas Energias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Adilson Marin, o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, e os assessores da Copel Antonio Tadeu Pereima e Marcos Henrique Marçal Camillo.

Centro Integrado de Distribuição

Guetter apresentou ao prefeito o projeto do Centro Integrado de Distribuição, que vai controlar a distribuição de energia em todo o Paraná, possibilitando maior eficácia no processo. O prédio ficará no bairro Novo Mundo e tem previsão para ser inaugurado em março de 2018.

Retirada das torres

As torres de energia da Avenida Comendador Franco, que deram origem ao apelido da via de Avenida das Torres, serão retiradas. Em seu lugar será instalada uma nova linha de transmissão, subterrânea e com maior capacidade. O presidente da Copel ressaltou que a novidade só foi possível graças um leilão da Aneel, feito recentemente.

- Anuncie Aqui -