Dois novos CMEI´s terão atendimento em tempo integral; rede municipal já atende mais de 52 mil crianças nessa modalidade

Os dois novos centros municipais de educação infantil Milton Luiz Pereira, no bairro Campo de Santana, e Jornalista Mussa José de Assis, no bairro Ganchinho, que começam a funcionar neste mês de novembro, terão atendimento em tempo integral. A abertura dos CMEIs será possível porque a Prefeitura de Curitiba terminou de equipar as unidades e está chamando mais 21 professores de educação infantil aprovados em concurso público.

A rede municipal de ensino de Curitiba atende a mais de 52 mil crianças e adolescentes em tempo integral. Os dados representam cerca de 40% de todos os estudantes matriculados. Na Educação Infantil, 205 dos 206 centros municipais já oferecem o ensino integral para 30.700 crianças. No Ensino Fundamental, 89 das 185 escolas têm ensino em tempo integral e beneficiam aproximadamente 22 mil das 101 mil crianças matriculadas.

“Vamos manter o atendimento em tempo integral para as crianças que já frequentam as escolas e CMEIs. No caso das escolas, logo vamos cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o ano de 2020”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila.

A secretária explicou que até 2020 a oferta da educação em tempo integral deve ser de, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica. Para atingir este objetivo, são necessárias 93 escolas e 25 mil estudantes.

Atividades

Nas escolas municipais, os estudantes que frequentam o tempo ampliado têm práticas e vivências diversificadas, como música, dança, teatro, esportes, literatura, aulas de inglês, além de atividades lúdicas. “São oportunidades que enriquecem o aprendizado. Isso é formação integral do estudante”, disse a secretária. Esta modalidade de ensino é oferecida na rede municipal há 27 anos.

Além das escolas em tempo integral, as Unidades de Educação Integral, sempre associadas às unidades escolares, também oferecem atividades.  Atualmente, grande parte dos estudantes atendidos permanece nove horas diárias na escola. Eles têm o ensino regular num período e, no período contrário, participam de práticas educativas totalmente alinhadas com o currículo, conforme cada componente curricular.

As práticas são: Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa e em Matemática, Linguagem Artística, Movimento e Iniciação Esportiva, Educação Ambiental e Ciência e Tecnologia. No contraturno, os estudantes têm um professor de referência da prática e este professor recebe formação ao longo do ano para que o trabalho pedagógico cumpra a necessidade de cada estudante.

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