Duas novas creches entram em funcionamento em Curitiba

Duas novas creches entram em funcionamento no Tatuquara e Ganchinho. _Na imagem, CMEI Mussa José Assis. Curitiba, 04/12/2017 Foto:Divulgação

Duas novas unidades de Educação Infantil entraram em funcionamento, nesta segunda-feira (04/12), em Curitiba. São os CMEIs Mílton Luiz Pereira, no bairro Tatuquara, e Jornalista Mussa José de Assis, no bairro Ganchinho.

A ativação dos dois equipamentos – que foram inaugurados no fim de 2016, sem que estivessem equipadas e com equipes designadas – é por conta da prioridade da administração Rafael Greca de criar as condições para a abertura de novas vagas de berçário e maternal.

“Há muito essas famílias esperavam pelo primeiro dia de atividades. Estamos fazendo o melhor e o mais rápido que as condições financeiras do Tesouro Municipal permitem”, disse o prefeito. “São unidades novas, mobiliadas e com professoras e funcionários preparados para atender as suas crianças”, completou Greca.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Milton Luiz Pereira estão sendo atendidas, na primeira fase de funcionamento, 42 crianças. Nesse primeiro dia de aula, elas permaneceram no local por apenas 2 horas e acompanhadas por alguém da família.

“É para dar tempo de elas se acostumarem”, explicou a diretora da unidade, Michelle Rodrigues, que tem 21 anos de magistério municipal. Ela explicou que, a partir de quarta-feira (06/12), ficarão 4 horas; na sexta-feira (08/12) e na segunda-feira (11/12), 6 horas. Depois disso, passarão o dia todo no espaço, onde farão todas as refeições.

Ganchinho

No Centro Municipal de Educação Infantil Jornalista Mussa José de Assis, as crianças e suas famílias foram acolhidas como uma recepção animada, com muito colorido e carinho. O período de adaptação aconteceu para que pais e filhos pudessem conhecer o espaço e a equipe da unidade.

Para a diretora do CMEI, Lezi Maria Ribeiro de Almeida, a equipe está muito feliz em poder acolher as novas crianças que passam a fazer parte de um dos maiores investimentos do município para a infância. São 44 crianças matriculadas, dessas 11 fazem parte do berçário. “O início das atividades é um marco para o desenvolvimento, a produtividade do aprendizado, da ampliação das relações que elas tanto precisam”, disse a diretora. “Nossa equipe é bem preparada, nosso ambiente acolhedor, seguro e os pais estão sendo bastante prestativos”, definiu.

A família do pequeno Samuel Medeiros, de 10 meses, demonstrou alegria e satisfação pelo acolhimento e expectativa de um trabalho de qualidade para o atendimento ofertado. “Isso aqui é o que sempre sonhei para o meu filho. O espaço é amplo, adequado para os pequenos e com pessoas que apresentam muita disponibilidade para cuidar e educar das crianças. É um sonho que se concretiza”, afirmou Silvio Brito, pai do menino.

Primeiro dia

Morando a 5 minutos do CMEI, a auxiliar de arquivo Hialinid Ribeiro de Souza sonhava com esse dia há sete meses. “Todo esse tempo precisei contar com a ajuda de familiares pra cuidar do Adrian”, disse, referindo-se ao filho único, de 14 meses, que passava os dias com a avó Leonor e a tia Thaísa.

Pai de Laís, que fará 1 aninho nessa terça-feira (05/12), o assessor de vendas Levi Berg Melander Skau também está contente com a abertura da unidade. “Logo que ela nasceu começamos a procurar vaga. Era um problema porque até uma tia precisou vir do interior pra cuidar dela”, relatou.

A família mora a dez minutos do local e tem a filha mais velha, Larissa, estudando na Escola Municipal Maria Zeglin Ienkot. Em 2018, vai para a Santana Mestra, também da Prefeitura.

Vida nova

Assim como os bebês, que nunca tinham estado num CMEI, hoje também foi o primeiro dia de aula para a professora Andréa Fernandes Araruna, que concluiu o Magistério em 2014 e logo prestou concurso na Prefeitura.

“Como os pais, também estou muito contente e ansiosa porque demorou a nos chamarem”, contou a nova educadora. A chamada dos aprovados no concurso promovido há 3 anos foi uma das condições para a abertura das unidades.

 

- Anuncie Aqui -