Moradores do Boqueirão e Tatuquara elegem prioridades em audiências públicas na capital

Os temas segurança pública, habitação, pavimentação e drenagem marcaram as primeiras reuniões públicas do Fala Curitiba feitas com os moradores dos bairros que compõem as Regionais Tatuquara e Boqueirão na noite da última sexta-feira (16/03). Nessas primeiras 10 reuniões públicas, uma por regional, está sendo apresentado o andamento das demandas votadas e eleitas pela população como prioridade em 2017, para serem executadas até o final desde ano.

O programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba, estruturado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), descentralizou e ampliou o número de reuniões com a população, englobando os 75 bairros da cidade. Das 52 demandas eleitas em 2017, 29 demandas estão em execução e 23 serão feitas até o final deste ano. O acompanhamento de todas as demandas, calendário, votação e fases do programa pode ser feito no site: http://falacuritiba.curitiba.pr.gov.br.

No Tatuquara, a reunião conduzida pelo administrador regional Jadir da Silva contou com importantes lideranças da sociedade civil organizada, além de moradores dos diversos bairros e vilas que compõem a Regional. Uma das principais demandas escolhidas pela população, e que já foi atendida, era a normalização dos estoques de remédios nas unidades de saúde.

“A questão dos remédios nas unidades de saúde já está normalizada na região, por um esforço e determinação do prefeito Rafael Greca que resolveu essa pendência”, comentou Jadir, que também ressaltou os importantes investimentos em obras na região que já estão acontecendo e outras que virão em breve, como as alças de acesso a trincheira da Ceasa, que o prefeito Rafael Greca irá inaugurar até o final do mês de março.

A dona de casa Leonete Colin Azi, moradora há mais de 20 anos da Vila Santa Cecília, mais uma vez foi participar da audiência pública na Regional Tatuquara. Leonete organizou a vizinhança para defender melhorias na região onde mora.

“Os terrenos nós já conseguimos regularizar quase tudo, agora viemos pedir mais asfalto e cuidado com os canais que cortam a região. Trouxe um abaixo assinado, mas sei que por aqui nessas reuniões é o caminho mais certo”, afirmou.

Na quarta-feira (21/03), o último encontro da primeira fase do programa será às 19h no auditório da Rua da Cidadania da CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, CIC).

Boqueirão

No encontro do Boqueirão, o público ficou divido entre novos participantes e aqueles que já tinham ido na edição anterior do Fala Curitiba. “O encontro foi ótimo. Contamos com importantes contribuições da população para nortear o trabalho da administração pública municipal. A população está mobilizada, engajada em buscar mudanças coletivas para a região”, comentou Ricardo Dias, administrador regional do Boqueirão.

Ricardo Dias, juntamente com o gestor Michael Akel, apresentaram o andamento das demandas escolhidas pela população como prioridades para a região no Fala Curitiba do ano passado. A principal questão relacionada a segurança pública já está em execução, com a ampliação do trabalho da Guarda Municipal na região, em especial nos centros comerciais, escolas e pontos de ônibus.

Quem ficou surpresa com a dinâmica do programa Fala Curitiba foi a empreendedora Cyda Vila Nova. Moradora e presidente da Associação dos Empresários do Grande Boqueirão (Emgrab), Cyda considerava as audiências públicas como uma mera formalidade, sem a abertura para a participação popular efetiva, e se surpreendeu.

“Eu não considerava muito importante esse processo, achava que era uma imposição e aqui fosse uma mera formalidade, mas agora debatendo e participando de todo o processo comprovei que as demandas da população realmente têm vez e voz. É só participar do processo”, afirmou.

- Anuncie Aqui -