Vereadores repudiam polêmica declaração do cantor Agnaldo Timóteo sobre curitibanos; veja o vídeo

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (20), uma moção de repúdio às declarações do cantor Agnaldo Timóteo no vídeo, divulgado por ele, em que critica o povo curitibano, catarinense e gaúcho. Segundo o requerimento, protocolado pelo líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), e assinado por mais 33 vereadores, “o cantor chama os sulistas de ‘ingratos’, ‘miseráveis’ e ‘elitistas’. Timóteo justifica ser “injusto” o tratamento que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva tem recebido. A moção recebeu, em plenário, 26 votos favoráveis e 2 contrários, de Noemia Rocha (PMDB) e de Professora Josete (PT).

“A fala do Agnaldo Timóteo agride verbalmente o povo de Curitiba e defende o Lula”, pontuou Petruzziello. Segundo o vereador, o cantor está “em fase de decadência pública” e quer “aparecer em cima de nós e de nossos irmãos”. “Não posso aceitar que alguém fale mal do povo de Curitiba. [O Agnaldo] Tem direito de se manifestar nas redes [sociais], mas não dessa forma”, defendeu Pier.

“O que foi ferida é a autoestima do povo curitibano”, declarou o presidente da Câmara, Serginho do Posto (PSDB). Ele considerou “lamentável” que uma pessoa pública desqualifique um povo por supor que este tem um pensamento diferente do seu. “Não podemos aceitar que as pessoas criem intolerâncias. Foi um posicionamento político. Me somo [à moção de repúdio] por entender que o povo não merece essa qualificação”, porque “nós somos os legítimos representantes da população de Curitiba”. “Ele ofendeu, além do povo [catarinense e gaúcho], os eleitores de todos os vereadores”, acrescentou Rogério Campos (PSC).

A vereadora Noemia Rocha subiu à tribuna e classificou de “imatura” a atitude do líder do prefeito de citar nominalmente os vereadores que não assinaram a moção de repúdio, incluindo ela. “Posso não concordar com a fala dele [do Agnaldo Timóteo], mas não vou tirar o direito dele de falar”. Para Noemia, nem todos as ofensas recebidas pelas redes sociais merecem resposta. Ela também disse que desconhecia o teor das declarações do cantor. Discordando da parlamentar, Paulo Rink (PR) afirmou que, enquanto estão no exercício do mandato, “é nossa obrigação defender a integridade do povo e essa questão não poderia ser deixada em branco”.

Outro vereador a se manifestar foi Colpani (PSB). Para ele, Agnaldo Timóteo “está gagá e precisa se tratar”, disse. “Além de falar mal do sul, ainda tenta nos colocar contra o resto do Brasil, em especial contra nossos irmãos nordestinos”, continuou. No mesmo viés falou Osias Moraes (PRB), nascido no estado do Amazonas. “Já me sinto um paranaense e com muito orgulho fui acolhido por pessoas bacanas e responsáveis”. Ainda declararam apoio à moção os vereadores Ezequias Barros (PRP), Julieta Reis (DEM) e Zezinho Sabará (PDT).

Quem fala o quer…

No vídeo, o cantor diz que os moradores da Região Sul são “miseráveis” e “preconceituosos contra o Lula”. “Estou falando com os curitibanos, os catarinenses e os gaúchos. Vocês não se envergonham de serem preconceituosos contra o Lula? Olha o que ele fez por vocês, elitistas. Eu fico pau da vida de ver a ingratidão de vocês com um homem que cuidou de todo o Brasil, não só do Nordeste”, disse.

O cantor já foi deputado federal pelo Rio de Janeiro nas décadas de 1980 e 1990. Nos anos 2000, foi vereador no Rio e também em São Paulo. Nas eleições municipais de 2016, teve 4.821 votos e não se elegeu. Recentemente participou de programas de reality show, sendo eliminado nas primeiras semanas.

- Anuncie Aqui -