Polícia Federal deflagra operação que investiga pagamentos a políticos em contratos fictícios

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (10) a Operação Tira-Teima.

A ação investiga a compra de benefícios por empresários, por meio do pagamento de vantagens indevidas a políticos. A operação foi autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiânia e Fortaleza. Ainda não há detalhes sobre os alvos da operação. O objetivo, segundo a PF, é colher documentos que sirvam de elementos de prova após notícias de que doações de campanha foram feitas para abalizar contratos fictícios com a administração pública.

Segundo as primeiras informações é de que a operação surgiu a partir da delação do ex-diretor de relações institucionais da Hypermarcas, Nelson Melo, um dos delatores da Operação Lava Jato.

De acordo com o portal G1, em depoimento a autoridades, Melo disse que repassou R$ 5 milhões para a campanha do presidente do Senado, Eunicio Oliveira (MDB-CE), ao governo do Ceará em 2014 por meio de contratos fictícios.

Viagem de Eunício

Eunício Oliveira que é presidente do Senado deveria assumir provisoriamente a Presidência da República, a partir de sexta-feira (13/04), por conta da viagem ao Peru, do presidente Michel Temer. Na linha sucessória, Eunício está atrás de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, mas como vai concorrer à reeleição no Senado, caso assumisse o cargo de presidente do Brasil ficaria inelegível. Assim ele, e Maia, que também não pretende ficar fora da corrida eleitoral, largaram as responsabilidades de olho em novo mandato e quem vai assumir a presidência por algumas horas é a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Com essa operação da Polícia Federal, a viagem de Eunício ficou ainda mais conveniente…

 

- Anuncie Aqui -