Prefeitura de Curitiba e Estado vão definir em conjunto soluções para o transporte coletivo

Foto: Luiz Costa/|SMCS

O prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniram na tarde desta terça-feira (22/1), no Palácio Iguaçu, para tratar da questão do transporte coletivo da capital e de soluções urbanas para Curitiba e região metropolitana.
Segundo o prefeito, foi dado um passo importante para o futuro de Curitiba como capital metropolitana. “É com grande alegria que eu saio do Palácio Iguaçu depois de uma reunião de planejamento com o governador Ratinho Junior”, disse Greca. “Está se desenhando um bom futuro para a Grande Curitiba como uma cidade só. Com o uso de eixos metropolitanos, com uma rede de transporte comum e com muitas ideias de inovação”, completou.
“Esta é a primeira de muitas reuniões que teremos para buscar soluções em conjunto para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Ratinho Junior, ressaltando que o prefeito da capital é sempre muito bem-vindo.
Greca explicou também que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) passam a trabalhar juntos. “Para fazer esta grande cidade metropolitana que merece o melhor de nós”, disse o prefeito.
O governador demonstrou interesse em desenvolver projetos em parceria com Curitiba. “A gente sabe da importância que a capital, nossa Curitiba, tem para o desenvolvimento do Paraná e também para as cidades da região metropolitana. O transporte público é um grande desafio que nós temos em conjunto com as grandes cidades do Paraná e claro, a gente tem que achar soluções em conjunto”, finalizou.
O governador ressaltou, ainda, a importância desta revisão no sistema atual e defendeu a necessidade de adotar novos modelos para o transporte urbano e metropolitano. “Nosso governo dará a contribuição necessária para que tenhamos um transporte com qualidade e segurança para os usuários de Curitiba e região”, afirmou Ratinho Junior. “O diálogo está aberto e vamos encontrar boas soluções para o transporte coletivo”.
Entre as sugestões apresentadas pelo governador está a criação de tarifas diferenciadas, de acordo com os horários do dia. Ele também propôs um estudo mais aprofundado sobre o uso do VLP (Veículo Leve sobre Pneus) em toda a extensão da Linha Verde, traçado da antiga BR-116 que corta Curitiba de Norte a Sul.
Além disso, Ratinho Junior afirmou que é preciso oferecer mais conforto e atrativos aos usuários, como a disponibilidade de Wi- Fi nos ônibus. “Criamos uma força-tarefa para estudar estas e outras soluções. O Governo do Estado está disposto a dar sua contribuição para a implantação de projetos estruturantes”, afirmou o governador.
Subsídio
Ratinho Junior pediu que as secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Urbano, além da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e órgãos da Prefeitura de Curitiba avaliem a questão do subsídio concedido pelo Estado para o transporte coletivo da capital. “O subsídio não é uma condicionante para que esta parceria com o Estado aconteça”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Participaram também do encontro o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o presidente da Urbanização de Curitiba – Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, técnicos da Comec e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano.

- Anuncie Aqui -