Adolescentes atendidos pela FAS são contratados pela rede Condor

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

A sexta-feira (2/8) foi especial para 45 adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS). Acompanhados dos pais, eles foram recepcionados pela Rede Condor, onde foram contratados como aprendizes para trabalhar na área administrativa da empresa curitibana, uma das maiores redes supermercadistas do país.

A maioria dos contratados (29) participou do programa Formação para o Primeiro Emprego (PPE), oferecido gratuitamente pela FAS Trabalho.

Vitória Caroline Ferreira Penteado, 17 anos, estava ansiosa pelo momento. “Aprendi como me comportar em uma entrevista de emprego, como montar uma empresa. Agora chegou este momento tão importante e espero só crescer futuramente”, disse a adolescente, ao lado do pai, Luiz Carlos Gomes, 40 anos.

Gomes considera que tanto o acompanhamento oferecido pelo município aos adolescentes, quanto o emprego ofertado pelo Condor, são grandes oportunidades para a vida profissional da filha.

Lições de vida

“Estamos aqui nesta festa linda que marca mais uma etapa do trabalho da FAS para a qualificação dos nossos curitibinhas. Os olhos do prefeito contemplam em vocês o rosto da esperança”, disse o prefeito Rafael Greca, durante o evento. “As pessoas são aquilo que conhecem e o conhecimento é a condição para o progresso”, completou.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou também que a capacitação profissional das pessoas é uma das prioridades de sua gestão e que tudo começou, em 1993, quando a primeira-dama, Margarita Sansone, então presidente da FAS, criou o programa Liceu de Ofícios.

Ao recepcionar os aprendizes, Pedro Joanir Zonta, proprietário da rede Condor, contou como começou sua trajetória empresarial em 1974 e falou das oportunidades que os adolescentes encontrarão na empresa. “Tudo teve início em um espaço de 110 m2 e cinco colaboradores. Hoje estamos com 50 lojas, no Paraná e em Santa Catarina, com 13 mil colaboradores. Trabalhamos para gerar emprego e riqueza e levar conforto para a população”, disse.

Seleção

Esta é a segunda contratação feita pela Rede Condor de adolescentes encaminhados pela FAS. A primeira aconteceu em fevereiro deste ano, quando nove meninos e meninas foram admitidos como aprendizes. Neste segundo momento, a empresa ofereceu 65 vagas.

Os adolescentes trabalharão meio-período, sendo quatro dias dedicados à empresa e um para a formação teórica que será realizada no Senac, instituição que atende o Condor no programa de aprendizagem.

A contratação é fruto da celebração de um instrumento de ajuste à Lei 10.097/2000, conhecida como Lei da Aprendizagem, expedido em agosto de 2018, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região (TRT9).

Com esse acordo, a rede Condor passou a dar prioridade à contratação de adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, principalmente aqueles acolhidos em abrigos do município, egressos do trabalho infantil ou do sistema socioeducativo ou que cumprem medida por terem cometido algum ato infracional.

Legislação

A procuradora regional do Ministério Público do Trabalho, Mariane Josviak, parabenizou o prefeito Rafael Greca pela iniciativa. “Há 20 anos tentamos implantar a aprendizagem no município e só agora vemos a Prefeitura preocupada não só com a formação, mas também com o encaminhamento para as empresas”, disse.

A Lei da Aprendizagem determina que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. O percentual é de 5% a 15%, de acordo com o número de funcionários da empresa.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o Jovem Aprendiz é capacitado em uma instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Presenças

Participaram do evento, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o presidente da FAS, Thiago Ferro, o diretor administrativo da Rede Condor, Wanclei Said, e o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron.

Da FAS estiveram presentes o superintendente do Trabalho e Emprego, Fabiano Ferreira Vilaruel, a supervisora do Núcleo Pinheirinho, Rosane Nunes Zana, o diretor de Qualificação para o Trabalho, Alexandre Monteiro, o coordenador de Promoção para o Mundo do Trabalho, Admaro Anderson Pinto, e a gerente do Programa FAS Aprendiz, Melissa Cristina Alves Ferreira.

- Anuncie Aqui -