Mudanças no transporte melhoram a vida de 500 mil pessoas na RMC

Foto: Jaelson Lucas

Novas linhas de ônibus, ampliações, reformas, desburocratização e um subsídio que garante preços justos para a população foram as principais iniciativas implementadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) nos primeiros sete meses do ano. Os resultados transformaram positivamente a vida de cerca de 500 mil pessoas que usam diariamente 900 ônibus, circulando entre 19 municípios e a capital.

As medidas seguem orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de priorizar as demandas da população e fortalecer a integração da Grande Curitiba. Segundo ele, as ações foram importantes para recuperar a credibilidade do transporte público junto à população, que precisa que ele seja eficiente e dinâmico. “Nosso compromisso é garantir um transporte público totalmente funcional, moderno e confortável. Precisamos assegurar essa integração e que trabalhadores e suas famílias possam transitar com tranquilidade, para que a Região Metropolitana da capital seja referência”, afirmou.

O principal anúncio foi o subsídio de R$ 150 milhões para manutenção das tarifas e obras para Curitiba e Região Metropolitana – R$ 40 milhões na capital e R$ 110 milhões nas demais cidades. Fazem parte desse pacote novas linhas de ônibus e novas faixas exclusivas na capital para atender mais de 50 trajetos.

Os R$ 150 milhões do Governo do Paraná também garantiram a tarifa social de R$ 4,50 para a capital e linhas integradas das cidades vizinhas, e valores menores no transporte metropolitano, dividido em três anéis. Para a RMC, a Comec estabeleceu reajuste médio de 3,7% nas tarifas do transporte metropolitano, abaixo da inflação dos últimos 12 meses (6,7%, pelo IPCA).

SENSIBILIDADE – Segundo Gilson Santos, presidente da Comec, as iniciativas vêm ao encontro de um novo panorama do transporte público, que engloba redução do número de usuários e concorrência com outras alternativas. “A medida que o usuário se afasta, o sistema fica mais caro. Essa sensibilidade do governador com a necessidade de integração metropolitana é marca desse semestre. Com o subsídio há garantia absoluta de deslocamento entre toda a Região Metropolitana, algo que não existe em nenhum outro lugar do Brasil”, afirmou.

Santos também destacou demandas reprimidas como as linhas que atendem usuários dos hospitais Angelina Caron (Campina Grande do Sul) e Campo Largo (Rocio). “O usuário não chegava nesses hospitais. Chegava próximo, mas sem uma conexão. A Região Metropolitana se vale muito desses centros hospitalares, praticamente todas as prefeituras têm convênios com eles. Agora os usuários podem fazer esses trechos com mais segurança e conforto”, complementou.

Essas ações, garante o presidente da Comec, têm feito a diferença na vida das pessoas. “O que pensamos enquanto poder público é que temos que olhar para as pessoas que mais precisam. Transporte público é essencial como saúde, segurança e educação, ele é parte do cotidiano”, ressaltou.

Confira as principais mudanças nos primeiros sete meses

Linha Tupy/Juliana – Os moradores de Araucária ganharam uma nova ligação de ônibus com Curitiba. Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores, a linha Vila Juliana foi estendida até o bairro Campina da Barra, na cidade da região metropolitana. Com a mudança, os usuários poderão ir até o Terminal do Pinheirinho, na capital, sem precisar trocar de veículo no Terminal da Vila Angélica. O ponto final passou a ser na Rua Lotus, em Araucária.

O retorno do itinerário, suspenso desde 2017, era um compromisso de campanha do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A estimativa, de acordo com a Comec, é que cerca de 20 mil usuários irão se beneficiar com a extensão.

Pinhais/Centenário – Outra linha nova de ônibus metropolitano possibilitou a integração entre os terminais de Pinhais e o Centenário, na capital. Com isso, a linha Jardim Iraí foi ampliada e passou a se chamar Pinhais/Centenário. Antes os usuários que pretendiam fazer este trajeto precisavam parar no terminal do Capão da Imbuia e trocar de ônibus para desembarcar no bairro Centenário. Com a linha direta, o tempo de deslocamento caiu de 35 para 20 minutos.

Ampliação da linha S14 – Ana Rosa (Colombo) – Os moradores do bairro Jardim Ana Rosa I, em Colombo, contaram com a ampliação da linha S14 – Ana Rosa, ligação entre o bairro e o Terminal Roça Grande. Houve ampliação de aproximadamente um quilômetro no raio de atendimento.

Tubo Ferrari/Hospital do Rocio – Entrou em operação em abril a linha Tubo Ferrari/Hospital do Rocio, que permite a ligação ao Hospital, em Campo Largo, saindo da Estação Tubo Ferrari. Antes da nova linha, era necessário descer na Estação Tubo Ferrari e seguir a pé, percorrendo uma distância de aproximadamente 2,1 quilômetros.

Extensão da linha O31 – Quatro Barras/Santa Cândida – A Comec estendeu em abril a linha O31 – Quatro Barras/Santa Cândida para atender o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. Desta forma, usuários de toda a rede que desejam ir até o hospital para atendimento ou visita pagam apenas uma tarifa, partindo do Terminal do Santa Cândida, em Curitiba, passando pelo Terminal de Quatro Barras e na sequência chegando até o hospital. O Angelina Caron realiza cerca de 3.000 atendimentos por dia, 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Seis novas faixas exclusivas para ônibus – Como parte do acordo de subsídio do transporte público, a prefeitura de Curitiba se comprometeu a instalar seis novas faixas exclusivas para ônibus, com otimização de tempo para os passageiros. Elas serão nas ruas João Negrão (entre as ruas André de Barros e Almirante Gonçalves); Alfredo Bufren (entre as ruas Presidente Faria e Tibagi); Marechal Deodoro (entre a Rua Ubaldino do Amaral e a Praça das Nações); Emiliano Perneta (entre as ruas Dr. Muricy e Visconde de Nácar); Amintas de Barros (entre as ruas Conselheiro Laurindo e Ubaldino do Amaral); e Imaculada Conceição (da altura do portão de entrada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR até a Linha Verde).

Extensão do prazo de validade para cartões de pessoas com deficiência – Uma nova portaria ampliou o prazo de validade dos cartões de ônibus da Rede Integrada de Transporte, com isenção para pessoas com deficiência. O prazo de validade dos cartões era de um ano, o que exigia dos usuários comparecimento anual à Central de Atendimento da Metrocard. Com a nova portaria, o prazo passa a ser de quatro anos, facilitando a vida desses usuários.

Alteração em nove linhas em Fazenda Rio Grande – Nove linhas que fazem atendimentos diários em bairros de Fazenda Rio Grande sofreram alterações de itinerários e horários, além do acréscimo de novos atendimento, em função de um estudo de demanda da Comec que identificou 1.200 novos usuários no sistema. Foram alteradas as linhas F02 – Curitiba – Fazenda Rio Grande, F03 – Fazenda Direto, F31 – Estados (Spazio), F24 Eucaliptos II, F19 – Santa Terezinha, F18 – Parque Industrial, F16 – Nações I, F14 – Santa Maria (Reforço) e F13 – Estados I.

15 novos ônibus para Pinhais – A Comec e a Empresa Expresso Azul entregaram 15 novos ônibus para o transporte coletivo metropolitano entre os municípios de Pinhais e Curitiba. Os novos veículos possuem tecnologia Euro 5, com menor emissão de poluentes, além de suspensão a ar, que proporciona maior conforto aos usuários durante as viagens, e elevador para pessoas com deficiência.

Nove novos ônibus para Colombo – Também foram entregues 9 ônibus para atender o trajeto Colombo – Curitiba, em parceria com a Viação Santo Ângelo. Esses veículos fazem parte de um projeto-piloto que busca a implementação de um novo modelo multimodal, capaz de operar linhas comuns, com embarque convencional pelo lado direito, e linhas do tipo ligeirinho, com embarque em nível em estações-tubo ou plataformas nos terminais.

Reformas – A agilidade no atendimento às demandas da Região Metropolitana de Curitiba também permitiu as entregas das reformas dos terminais Cachoeira e Tamandaré, em Almirante Tamandaré, e Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul. Eles foram inaugurados entre os anos 1980 e 2000, atendem diversos municípios da RMC e contam com novos bancos, gradeamento, banheiros e mais capacidade.

343 novos abrigos – Também foram entregues 343 novos abrigos de ônibus para municípios da RMC, com investimentos de mais de R$ 1 milhão.

Novos preços – Os R$ 150 milhões de subsídio do Governo também garantiram a tarifa social de R$ 4,50 para capital e linhas integradas das cidades vizinhas, e valores menores no transporte metropolitano, dividido em três anéis. Para a RMC, a Comec estabeleceu reajuste médio de 3,7% nas tarifas do transporte metropolitano, abaixo da inflação dos últimos 12 meses (6,7%, pelo IPCA).

O primeiro anel, formado pelas cidades vizinhas à Capital (Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais e São José dos Pinhais), terá tarifa de R$ 4,50. No segundo (Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Itaperuçu, Piraquara, Quatro Barras e Rio Branco do Sul), as passagens variam de R$ 4,50 a R$ 4,75. No terceiro, que engloba cidades mais distantes de Curitiba, houve congelamento de preço entre R$ 4,90 e R$ 6,50.

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