Feas inaugura unidade de treinamento para os profissionais da saúde

www.asemananews.com.br
Fotos: Guilherme Wille

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, inaugurou uma nova unidade nesta sexta-feira (8/11): o Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh).

Instalado em espaço anexo ao Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, o local será usado para o treinamento dos profissionais com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência.

“O centro de capacitação era um anseio. Temos quase nove mil profissionais na nossa rede que precisam estar atualizados em relação a novas tecnologias e novos protocolos”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Segundo o diretor geral da Feas, Sezifredo Paz, o Cecadeh é estratégico para a prestação de melhores serviços de saúde à população. “Vamos treinar as nossas equipes para salvar vidas”, definiu.

Entre as metas da nova unidade também está a redução de custos assistenciais por meio da capacitação dos profissionais.

Só a fundação conta com 2,2 mil colaboradores, divididos entre o hospital, a Maternidade Bairro Novo, Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de saúde, além do Laboratório Municipal.

Estrutura

O Cecadeh já nasce com um banco de 50 facilitadores (especialistas, mestres e doutores), o que permite projetar a meta de 50 mil alunos em 2020.

Conta, ainda, com auditório com 150 lugares, uma sala de aula, uma sala de treinamento de habilidades e uma sala de simulação realística (com manequim simulador de paciente).

Os programas de ensino são pensados por eixo: Urgência e Emergência, Saúde do Idoso, Saúde Materno-infantil, Saúde Mental, Assistência Domiciliar em Saúde, Qualidade e Segurança do Paciente, Análises Clínicas, Administrativo, Competências Gerenciais e Competências Comportamentais.

Presenças

Também estavam na solenidade as diretoras da Feas Tatiane Filipak (atenção à saúde) e Deise Caputo (administrativo-financeira); os diretores do Hospital Municipal do Idoso Altair Rossato (executivo) e Marina Bueno (técnica); o diretor do Departamento de Urgência e Emergência, Pedro de Almeida; o vereador Píer Petruziello, líder do prefeito Rafael Greca na Câmara Municipal de Curitiba; o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; a diretora do Instituto Joanir Zonta, Patrícia Zonta; a representante do Rotary Fraterno, Patrícia Cury; e os representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia, Elias Montin, e de Medicina, Gerson Zafalon.

- Anuncie Aqui -