Coronavírus: que bicho é esse?

www.asemananews.com.br
Divulgação/Josué Damacena (IO

Por Édelis Martinazzo Dallagnol

O primeiro vírus foi descoberto na década de 1890, e infectava plantas de tabaco transmitindo a doença chamada “mosaico-do-fumo”. O primeiro vírus capaz de infectar humanos foi descoberto em 1901: o vírus da febre amarela. Desde então se descobriram mais de 200 espécies de vírus capazes de infectar humanos, e a cada ano se descobrem 3 ou 4 novas espécies.
O coronavírus é uma dessas novas espécies?… Especificamente este subtipo (2019-nCoV) identificado em Wuhan, na China, é novo – é como um “primo” dos demais coronavírus conhecidos. Descoberto nos anos 60, o coronavírus era considerado “a Cinderela dos vírus”, porque causava sintomas leves. Foi quando surgiu, também na China, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), alcançou 32 países, infectando 8.422 pessoas e matando 916, entre 01/11/2002 e 07/08/2003 (Organização Mundial da Saúde – OMS, <https://www.who.int/csr/sars/country/country2003_08_15.pdf?ua=1>). Surpreendeu a comunidade científica ser o agente causador um coronavírus (SARS-CoV). Outro subtipo do coronavírus (MERS-CoV) causou a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), em 2012.
O novo coronavírus tem afetado de maneira mais séria pessoas com prévio déficit imunológico, parecendo menos letal que SARS ou MERS, mas infecta mais facilmente. O esforço dos países é e será maior, porque como aumentaram muito os intercâmbios comerciais e as viagens de pessoas o risco de uma pandemia é real. Por isso, a OMS convocou os maiores laboratórios para somarem esforços no combate ao novo coronavírus. Assim é que, por exemplo, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Estados Unidos, a Moderna (EUA), a Inovio Pharmaceuticals (Austrália) e a Johnson & Johnson (via Janssen Global Services) estão em verdadeiro mutirão para desenvolver imunizante. Os trabalhos partem do sequenciamento genético da SARS, da MERS e do novo coronavírus e suas mutações.
Segundo previsões, a vacina estará disponível para testes em humanos em menos de ano. Dará tempo?… Grandes infectologistas brasileiros, como Helio Magarinos e Edmilson Migorwski, garantem que a vacina será fundamental contra o novo coronavírus; mas que, entrementes, pode ajudar muito tomarmos cuidados básicos, como lavar as mãos, espirros com o lenço à frente da boca, etc.
Há perigo? Na última sexta-feira, a China contabilizava 72 mortes; no sábado, 213; no domingo pela manhã, muito mais de 300… O contágio é rápido. Se a epidemia chegar ao Brasil, quem de nós irá contraí- la e quem ficará imune? Fácil concluir que todos nós devemos somar esforços…
Um adendo: no último domingo se constatou o surgimento de uma terrível peste que mata galinhas. Onde? Na China. Arnold Monto (Universidade de Michigan, EUA) afirmou: “Há muitas questões sobre comida e forma de tratar os animais com as quais os chineses terão que lidar.” Não é novidade: comem cobras, cachorros, gatos, ratos, morcegos, gafanhotos, baratas, etc… Será essa a “causa”?…

- Anuncie Aqui -