CURITIBA: Começa a implantação da galeria pluvial solicitada por moradores do São Braz

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Ao contrário do que poderia acontecer, o barulho de máquinas e homens trabalhando, os bloqueios no caminho de casa e o incômodo causado pela implantação de uma galeria de água pluvial na Rua Nabal Guimarães Barreto, no São Braz, não desagradou os moradores. Deixou as famílias satisfeitas com a previsão de que os dias de chuva forte não serão mais de tormento.

A intervenção, iniciada na última semana, vai melhorar o escoamento da água e minimizar os alagamentos que eram constantes na região.

Solicitada pelos moradores no Fala Curitiba de 2018, uma das audiências públicas promovidas pela administração para levantar as prioridades dos bairros e incorporá-las ao orçamento do município, a obra tem previsão para ser concluída em 60 dias.

“Não faz mal a sujeira na frente de casa durante os trabalhos. O bom é que teremos o problema resolvido, pois a obra é grande, é das boas”, disse a dona de casa Celina de Mello dos Santos.

Desanimada com as vezes que teve a casa inundada e cansada de esperar solução, a família de dona Celina chegou a levantar parte da calçada em frente à casa para criar uma barreira e evitar alagamentos.

“Não foram dias fáceis, resolvemos nosso problema, mas alguns vizinhos ainda sofriam. Com a obra de agora todos serão beneficiados”, reforça Celina, que mora há 30 anos no local.

Galerias pluviais

A implantação de galerias de águas pluviais na Rua Nabal Guimarães Barreto está sendo executada pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, no trecho de 257 metros entre a Avenida Três Marias e a Rua Antônio Adão Falarz.

Tubos de 80 cm de diâmetro e caixas de captação de água serão instalados na rua principal. Já as entradas paralelas, que são acesso às residências, receberão tubulações de 60 cm e 40 cm.

“A antiga tubulação não dava conta do volume das chuvas, não era interligada às ruas paralelas e precisávamos garantir o aumento de vazão das águas para evitar os alagamentos”, explica Gimar Roloff, engenheiro e fiscal da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A costureira Maria de Fátima dos Santos Venâncio festejou o início dos trabalhos. “Tantas vezes assistimos os vizinhos perderem os móveis, a lama tomar conta das nossas casas, mas hoje o que vimos foi o início do fim desses suplícios. As manilhas são grandes, o serviço está sendo bem feito”, disse Maria de Fátima.

A obra teve início na esquina com a Avenida Três Marias, que em outubro do ano passado recebeu melhorias, teve 1.180 metros de asfalto revitalizado no trecho entre a Avenida Vereador Toaldo Túlio e a Rua Pedro Correa da Cruz. Foi uma obra de requalificação importante para a via que faz ligação entre os bairros Orleans, São Braz e Santa Felicidade.

- Anuncie Aqui -