Carnaval ou perversão generalizada???

Por Sérgio Dalgallo

Fim de festa mais uma vez! Fecham-se as cortinas e encerra-se o espetáculo, assim diria o saudoso Fiori Gigliotti, narrador esportivo de rádio que já nos deixou há um bocado de tempo. Se fosse uma partida de futebol, no entanto, teríamos algo para ser comentado como a vitória de uma das duas equipes, o empate e quando não a penalidade não assinalada pelo árbitro. E ainda após o desfecho, ou no apagar das luzes da partida em pauta, no caso de alguns clássicos, uma briguinha ou outra e, em algumas vezes, até morte de uns torcedores já foram apontadas. Porém, nada além de um, dois ou três boletins de ocorrência registrados!!!
Mas, contudo, no entanto, todavia, o assunto em pauta hoje é tão somente a depravação generalizada que ainda chamam de carnaval. Aliás, carnaval ou perversão generalizada? Sim, porque o verdadeiro significado desta festa, que quando em sua origem diziam ser até que agradável, hoje perdeu seu verdadeiro sentido. Vamos buscar um cadinho da origem desta tradicional festa que hoje é quase que só brasileira:
“Carnaval vem do latim e provavelmente significa “adeus à carne”. O carnaval é uma grande festa que acontece antes do período da Quaresma. A Bíblia não diz nada sobre o carnaval. O carnaval não existia nos tempos da Bíblia. A festa só surgiu alguns séculos depois de Cristo. Várias culturas antigas tinham festas parecidas com o carnaval na primavera, que podem ter influenciado o calendário cristão. Na tradição católica o carnaval se tornou uma grande celebração antes do tempo de privação e penitência da Quaresma. Durante a Quaresma, os fiéis católicos não deveriam comer carne nem fazer festas, para se purificarem em preparação para a Páscoa. Então no dia antes de começar a Quaresma, surgiu a tradição de aproveitar o “último dia de liberdade”, comendo, festejando e desfrutando de muitos prazeres. Esse dia ganhou o nome de carnaval”.
Nobríssimos de todas as semanas, notem que se fizermos uma minuciosa análise daquilo que acontece nos dias de hoje, em meio a este festerê que ainda chamam de carnaval, veremos que nada mais existe em relação a sua origem.
E quando em nossa abertura dizíamos que em uma partida de futebol, dependendo do valor do jogo disputado dentro das quatro linhas, realmente já se registou algumas pelejas fora do comum e, em casos esporádicos já se viu até mesmo verdadeiras guerras campais, nos dias da chamada “festa da carne” precisou apenas dar o enter pelas autoridades responsáveis em suas respectivas cidades para que as filas nas delegacias começassem para o registro dos tradicionais BO, (Boletins de Ocorrência). Foram dois os quesitos que mais chamaram a atenção: assédio sexual e roubo de celular. É claro que a verdadeira balbúrdia que rola lá no chamado olho do furacão, o miolo da festa, somente quem se fez presente é que pode elucidar com mais clareza tudo que aconteceu. Sempre lembrando que um grande número dos chamados de pequenos delitos é deixado pra lá, no dito popular!!!
Mas enfim, eu que me faço ausente de eventos como estes, sequer posso lhes dar cobertura da grande maioria dos fatos, pois nem pela televisão perdi meu precioso tempo para acompanhar tais aglomerações da desordem, chamadas de festas púbicas. Se já não tenho apetite para assistir um jogo de futebol ao vivo, lá no estádio, quanto mais me envolver no tal carnaval, muito menos ainda nos chamados blocos de rua, onde a verdadeira arruaça acontece. Asseguro-lhes com todas as letras, contudo, que um grande percentual dos foliões que se indagados fossem, até mesmo aqueles que tiveram seus pertences roubados, sobre o que teriam a dizer a respeito da loucura que está acontecendo nos diriam que tudo isso é irrelevante, pois o que vale é a festa!!!
Só refrescando a memória em relação ao grande número de delitos registrados nas primeiras horas da festa da carne tanto no Rio quanto em São Paulo, passaram de mil. Aí você me pergunta como é que sei se estive ausente de tudo??? É que notícias como estas nós registramos em nosso portal: www.asemananews.com.br. Um forte abraço, fiquem com Deus e até a próxima!!!

- Anuncie Aqui -